A visão de idoneidade didática epistêmica sobre média aritmética presente em livros didáticos

Palavras-chave: Livro didático, Média aritmética, Ontosemiótica, Idoneidade didática

Resumo

Este artigo é recorte da investigação do doutorado que estudou conceito de média aritmética em livros didáticos adotados na 3ª Série do Ensino Médio Baseia-se em investigações sobre estatística e matemática, tendo referência no marco teórico do Enfoque Ontosemiótico da Cognição Instrução Matemática (EOS), utiliza critério da idoneidade epistêmica. A metodologia baseia-se na análise das lições do conceito de média em 6 livros adotados em escolas públicas de Salvador, Bahia. Os resultados apontam que o conteúdo média, traz luz às discussões nas lições analisadas indica a necessidade de ajustes na realidade de problemas que possibilitem alcançar condições didáticas do professor, proposto no currículo da educação básica. Conclui-se, que estudos desta natureza são importantes, desenvolvem princípios e ajudam o estudante a exercer habilidades, competências de estatística e conceito de média.

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Biografia do Autor

Marcos Antonio Santos de Pinho, Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Doutor em Educação, Ciências Experimentais e Matemática pela Universidade de Santiago de Compostela (USC). Professor, Pesquisador e Coordenador de Informações Educacionais da Secretaria da Educação da Bahia (SEC), Salvador, Bahia, Brasil.

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Publicado
2021-07-24
Como Citar
PINHO, M. A. S. DE. A visão de idoneidade didática epistêmica sobre média aritmética presente em livros didáticos. Revemop, v. 3, p. e202116, 24 jul. 2021.
Seção
Enfoque Ontosemiótico: abordagens teóricas, metodológicas e práticas