A visão de idoneidade didática epistêmica sobre média aritmética presente em livros didáticos
Resumo
Este artigo é recorte da investigação do doutorado que estudou conceito de média aritmética em livros didáticos adotados na 3ª Série do Ensino Médio Baseia-se em investigações sobre estatística e matemática, tendo referência no marco teórico do Enfoque Ontosemiótico da Cognição Instrução Matemática (EOS), utiliza critério da idoneidade epistêmica. A metodologia baseia-se na análise das lições do conceito de média em 6 livros adotados em escolas públicas de Salvador, Bahia. Os resultados apontam que o conteúdo média, traz luz às discussões nas lições analisadas indica a necessidade de ajustes na realidade de problemas que possibilitem alcançar condições didáticas do professor, proposto no currículo da educação básica. Conclui-se, que estudos desta natureza são importantes, desenvolvem princípios e ajudam o estudante a exercer habilidades, competências de estatística e conceito de média.
Downloads
Referências
BATANERO, C. Sentido estatístico. Componentes e desenvolvimento. I Conferência Virtual sobre Didática da Estatística, Probabilidade e Combinatória. Granada, 2013.
BLAZAR, D.; HELLER, B.; KANE, T. J.; POLIKOFF, M.; STAIGER, D.O; CARRELL, S.; GOLDHABER, D.; HARRIS, D. N; HITCH, R.; HOLDEN, K. L; KURLAENDER, M. Curriculum Reform in The Common Core Era: Evaluating Elementary Math Textbooks Across Six US States. J. Pol. Anal. Manage., 39: 966-1019. https://doi.org/10.1002/pam.22257. 2020.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto Editora, 1994.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: Matemática. Brasília: MEC /SEF, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998 b.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. p. 394, Brasília. MEC, 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Brasília: MEC. Versão entregue ao CNE em 03 de abril de 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_Ensino Medio_embaixa_site.pdf . Acesso em: 4 abr. 2019.
BREDA, ADRIANA.; FONT, Vicenç.; LIMA, Valderez Marina Rosário. A noção de idoneidade didática e seu uso na formação de professores de matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 8, n. 2, p. 1-41, 2015.
BRENDA, Adriana.; LIMA, V. M. Rosário. Estudio de Caso sobre el Análisis Didáctico Realizado en un Trabajo Final de un Máster para Profesores de Matemáticas en Servicio. Universidade Católica do Rio Grande do Sul. REDIMAT, 2016, v. 5, p. 74-103.
BURGOS, Maria et al. Análise didática de uma aula de proporcionalidade em um livro didático do ensino fundamental com ferramentas da abordagem ontosemiótica. Bolema, Rio Claro, v. 34, n. 66,pág. 40-68,abr. 2020.
COBO, Belem.; BATANERO, C. Significados de la média en los libros de texto de secundaria. Enseñanza de las Ciencias, 22(1), 5-18, 2004a.
COBO, Belem.; BATANERO, C. Razonamientos aritméticos en problemas de promedios. SUMA, 45, 79-86,.2004b.
CONTRERAS, A.; FONT, V.; LUQUE, L.; ORDÓÑEZ, L. Algunas aplicaciones de la teoría de las funciones semióticas a la didáctica del análisis. Recherches en Didactique des Mathématiques, v.25, n. 2, 151–186, 2005.
FAERNA, A. M. Introducción a la teoría pragmatista del conocimiento. Madrid: Siglo XXI, 1996.
FONT, Vicenç.; GODINO, J. D. La noción de configuración epistémica como herramienta de análisis de textos matemáticos: su uso en la formación de profesores. Educação Matemática Pesquisa, v. 8, n.1, p. 67-98, 2006.
FONT, Vicenç.; CONTRERAS, A. The problem of the particular and its relation to the general in mathematics education. Educational Studies in Mathematics, n. 69, p. 33-52, 2008,
GAL, I. Adult's statistical literacy. Meanings, components, responsabilities. International Statistical Review, v. 368, n. 70 (1), p. 1-25, 2002
GIOVANNI, R. José.; BONJORNO, J. Roberto. Matemática: uma nova abordagem: trigonométria, v..2, 2 ed. – São Paulo: FTD, 2011.
GODINO, Juan. D.; BATANERO, C.; Significado institucional y personal de los objetos matemáticos. Recherches en Didactique des Mathematiques, v.14, n. 3, p. 325-355. 1994
GODINO, Juan. D.; BATANERO, C. Funciones semióticas en la enseñanza yaprendizaje de las matemáticas. En I. Vale y J. Portela (Eds.). IX Seminário de Investigação em Educação Matemática. Associaçao de Profesores de Matemática. Portugal, 1998b, p. 25-45.
GODINO, Juan. D. Un enfoque ontológico y semiótico de la cognición matemática. Recherches en Didactiques des Mathematiques, v. 22 (2/3), p.237-284, 2002.
GODINO, Juan. D. Teoría de las funciones semióticas. Un enfoque ontológico semiótico de la cognición e instrucción matemática. Departamento de Didáctica de la Matemática. Universidad de Granada. 2003. On line: HYPERLINK "http://www.ugr.es/local/jgodino/" www.ugr.es/local/jgodino/: acesso, 3 ago. 2016.
GODINO, Juan. D.; Recio, A. M.; Roa, R. Ruiz, F.; Pareja, J. L. Criterios de diseño y evaluación de situaciones didácticas basadas en el uso de medios informáticos para el estudio de las matemáticas. 9º SEIEM Córdoba, España. 2005, p. 235-242.
GODINO, Juan. D.; CONTRERAS, A.; FONT, Vicenç. Análisis de procesos de instrucción basado en el enfoque ontológico- semiótico de la cognición matemática. Recherches in Didactiques des Mathematiques, v. 26, n.1, p. 39-88, 2006.
GODINO, Juan. D.; Font, V. Alguns desarrollos y aplicaciones de la teoría de las funciones semióticas. Departamento de Didáctica de la Matemática. Universidad de Granada, 2007b. 224f. Disponível em http:// http://www.ugr.es/~jgodino: Acesso em: 3 jun. 2012.
GODINO, Juan. D.; Batanero, C.; Font, V. The ontosemiotic approach to research in mathematics education. ZDM. The International Journal on Mathematics Education, 2006. v. 39, n. 1 e 2, p. 127-135, 2007.
GODINO, Juan. D.; Bencomo, D.; Font, V.; Wilhelmi, M. R. Analísis e valoracíon de la idoneidade didáctica de processos de estúdio de las matemáticas. Paradigma, v. XXVII, n. 2, p. 221-252, 2007.
GODINO, Juan. D.; FONT, Vicenç. Algunos desarrollos de la teoría de los significados. 2007a. URL: http://urg.es/~jgodino//indice_eos.htm: acesso, 7 set. 2015.
GODINO, Juan. D, Font, V. e Wilhelmi, M. R. Análise didática de processos de estudo matemático com base na abordagem ontosemiótica. Publicações, n. 38, p. 25-48, 2008.
GODINO, Juan. D. Indicadores de adequação didática dos processos de ensino e aprendizagem de matemática. Cadernos de pesquisa e treinamento em educação matemática, n.11, p.111-132, 2013.
GODINO, Juan D. et al. Una perspectiva ontosemiótica de los problemas y métodos de investigación en educación matemática. Revemop, Ouro Preto, Brasil, v.3, n. 202107, p. 1-30, 2021. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.e202107
GRACIN, D. Glasnovic. Requisitos em livros didáticos de matemática: uma análise pentadimensional de exercícios e exemplos de livros didáticos. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 49, n. 7, p. 1003-1024, 2018. DOI: 10.1080 / 0020739X.2018.1431849.
MALASPINA, U.; MALLART, A.; FONT, V. Desenvolvimento das competências matemáticas e didáticas dos professores por meio da colocação de problemas. Anais do 9º Congresso da Sociedade Europeia de Pesquisa em Educação Matemática (en prensa). Praga, República Tcheca. 2015.
MARCONDES, S.A. Carlos; Gentil, Sergio; Greco, E. Sergio. Matemática para o Ensino Médio. S. Paulo, Editora Ática, 1999.
NATIONAL Council of Teachers of Mathematics (NCTM), Principles and standards for school mathematics. Reston, Va.: NCTM, 2000.
OLIVEIRA, F. B. et al. "Revisão de literatura: pesquisa bibliográfica x pesquisa documental". Disponível em: http://files.wendelandrade.webnode.com.br/200000168aac01abba1/Pesquisa%20bibliogr% C3%A1fica%20versus%20pesquisa%20documental.trabalho.2011.1.doc: acesso em 10 de julho de 2021.
MALET, Omar.; GIACOMONE, Belém.; REPETTO, Ana Maria. La Idoneidad Didáctica como herramienta metodológica: desarrollo y contextos de uso. Revemop, Ouro Preto, Brasil, v.3, n. 202110, p. 1-23, 2021. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.e202110
PINHO, Marcos A. S. O conceito de média aritmética: interpretação do professor e análise de livros Didáticos. 2019. 466f. Tesis doctoral. Centro de Internacional de Doutoramentos e Estudos Avanzados da Universidad de Santiago de Compostela (CIEDUS). Santiago de Compostela. Espanha.
PINHO, Marcos A. S.; FERNANDES, Teresa Blanco. A média aritmética no ensino médio: uma visão na perspectiva da semiótica. Revista RBBA Revista Binacional Brasil /Argentina, v. 6, n. 1, p. 247 a 265, jun. 2017.
PINO-FAN, L.; GODINO, J. D.; FONT, V. Diseño y aplicación de un instrumento para explorar la faceta epistémica del conocimiento didáctico-matemático de futuros profesores sobre la derivada (primera parte) REVEMAT, n.8, v.2, p.1-49, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n2p1,
POCHULU, M.; FONT, V.; RODRÍGUEZ, M. Desarrollo de la competencia en análisis didáctico de formadores de futuros profesores de matemática a través del diseño de tareas. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa. RELIME, 2015.
RONDERO, C.; FONT, V. Articulación de la complejidad matemática de la media aritmética. Enseñanza de las Ciencias, v.33, n. 2, p. 29-49, 2015.
SECKEL, M. J. S.; FONT, V. Competencia de análisis didáctico en la formación inicial de profesores de matemática de Chile. Conferência Interamericana de Educación Matemáticas XIV CIAEM, Tuxtla Gutiérrez, Chiapas, México, 2015.
WATSON, J. M.; Moritz, J. B. The longitudinal development of understanding of average. Mathematical Thinking and Learning, v.2, n. 1 e 2, p. 11-50, 2000.
WILD, C. J.; PFANNKUCH. M. Statistical Thinking in Empirical Enquiry. International Statistical Review, n. 67, p. 223 –265, 1999.
Copyright (c) 2021 Revemop
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.