Desigualdade de Ptolomeu: cinco problemas resolvidos que foram propostos para a Olimpíada Internacional de Matemática

  • Juan López Linares Universidade de São Paulo: Pirassununga, SP, BR https://orcid.org/0000-0002-8059-0631
  • João Paulo Martins dos Santos
  • Alessandro Firmiano de Jesus
  • Alexys Bruno-Alfonso
Palavras-chave: Olimpíada Internacional de Matemática, Teorema de Ptolomeu, Desigualdade de Ptolomeu, Desigualdade Triangular

Resumo

O Teorema e a Desigualdade de Ptolomeu raramente são citados para os estudantes de Ensino Médio no Brasil. Porém, seu conhecimento é importante para o sucesso em competições olímpicas. Neste artigo discutem-se detalhadamente cinco problemas propostos para a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). No primeiro, estuda-se um hexágono com dois conjuntos de três lados de comprimentos iguais. É pedido provar uma desigualdade onde se requer a utilização do Teorema de Ptolomeu, da simetria da figura e da construção geométrica do Arco Capaz. No segundo, apresenta-se outro hexágono com três conjuntos de dois lados de comprimentos iguais. Para demonstrar a desigualdade dada utilizam-se as desigualdades de Ptolomeu e das médias aritmética e harmônica. O terceiro mostra que um par de pontos conjugados isogonais satisfaz determinada igualdade. No quarto, descobre-se um critério combinatório para um polígono ser inscritível que remete a definição do operador rotacional. O quinto requer combinar as Desigualdades de Ptolomeu, Triangular e a Relação de Stewart para provar que o Baricentro de um triângulo é o ponto que minimiza a soma dos quadrados das distâncias aos vértices.

Biografia do Autor

Juan López Linares, Universidade de São Paulo: Pirassununga, SP, BR

Dr. JUAN LÓPEZ LINARES: https://orcid.org/0000-0002-8059-0631
Professor Doutor 2 do Departamento de Ciências Básicas (ZAB) da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente ministra as disciplinas de Cálculo II e IV para estudantes de engenharias e os cursos de ``Treinamento Olímpico em Matemática para estudantes do Ensino Fundamental e Médio'' e ``Geometria olímpica com GeoGebra'' para professores. Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de ensino de Cálculo e na resolução de problemas de Olimpíadas. Graduação e Mestrado em Física na Universidade da Havana, Cuba, em 1994 e 1996, respetivamente. Curso de Diploma da Matéria Condensada no Centro Internacional de Física Teórica Abdus Salam, em Trieste, na Itália em 1997-1998. Estágio no Instituto de Espectroscopia Molecular (CNR), Bolonha, Itália em 1998-1999. Doutor em Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 1999-2001. Pós-doutorado de 4 anos (2002-2005) na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) pela UFSCar em 2019. Textos completos e gratuitos das publicações do autor podem ser encontrados em https://www.researchgate.net/profile/Juan-Lopez-127/research.

Referências

[1] Tom M. Apostol. Ptolemy's inequality and the chordal metric. Mathematics Magazine, 40(5):233–235, nov 1967.
[2] Dusan Djukic, Vladimir Jankovic, Ivan Matic, and Nikola Petrovic. The IMO Compendium. Springer-Verlag GmbH, May 2011.
[3] Juan López Linares, João Paulo Martins dos Santos, and Alessandro Firmiano de Jesus. Baricentro ou centroide: cinco problemas resolvidos das listas da olimpíada internacional de matemática. Revista de Matemática de Ouro Preto, 2(2-2021):46–69, July 2021.
[4] Juan López Linares, João Paulo Martins dos Santos, and Alessandro Firmiano de Jesus. Cinco problemas sobre potência de um ponto em relação a uma circunferência e eixo radical em olimpíadas internacionais de matemática. C.Q.D. – Revista Eletrônica Paulista de Matemática, 20:22–40, jul 2021.
[5] Juan López Linares, João Paulo Martins dos Santos, and Alessandro Firmiano de Jesus. Incírculos e ex-incírculos: cinco problemas resolvidos que foram propostos para a olimpíada internacional de matemática. Revista de Matemática de Ouro Preto (2237-8103), 2:117–139, November 2021.
[6] Antonio Caminha Muniz Neto. Geometria. SBM, 2013.
Publicado
2022-04-04
Como Citar
López Linares, J., João Paulo Martins dos Santos, Alessandro Firmiano de Jesus, & Alexys Bruno-Alfonso. (2022). Desigualdade de Ptolomeu: cinco problemas resolvidos que foram propostos para a Olimpíada Internacional de Matemática. Revista De Matemática Da UFOP, 2, 15-37. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/rmat/article/view/5396