ISSN: 2596-0229
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Dossiê Educação Teatral e Fins de MundoVol. 7 Núm. 13 (2024)
Nos anos recentes, a maneira como as mudanças em nossos modos de vida se aceleraram chegou a alguns extremos e pontos de inflexão irreversíveis, “pontos de não retorno”, que estão situados no âmbito convencionalmente definido como “real”, mas também em campos menos identificáveis como tal, que causam consequências bem concretas em nossas vidas (o ocaso de certezas existenciais, por exemplo). Nesse sentido, a pandemia COVID-19 foi uma catalisadora global de forças já atuantes em várias esferas (sociais, acadêmicas, econômicas etc.), onde sofremos rearranjos de valores e o esgotamento de modos de ver o mundo e a própria vida, modos de sentir e perceber, desejar, planejar, construir e compartilhar as estruturas e os laços sociais.
As imagens predominantes de fim do mundo são formadas por catástrofes explícitas, em uma espécie de apocalipse à moda antiga, cujas causas podem ser o aquecimento global, pragas inesperadas ou uma insurreição coordenada de todas as máquinas inteligentes. Porém, devemos estender a nossa concepção de mundo para além da visão estrita do planeta Terra enquanto morada material de toda a raça humana e dos seres vivos que conhecemos. Porque é gritante como nossa estrutura emocional, nossas crenças, nossas soluções para lidar com o mundo, nossas organizações de relacionamento social atuais não têm dado conta de responder à demanda de estarmos vivos, de modo minimamente viável. Trata-se de diversos mundos que estão em colapso.
No ambiente delimitado das artes, já na segunda metade do século XX e no início deste XXI, estilos de expressão tentam explorar as fronteiras entre os supostos real e ficcional, desafiando (cada vez menos eficazmente) parâmetros ético-estéticos vigentes. Nesse contexto, como fenômeno mais abrangente, a performatividade, na forma de conceito mais circunscrito à filosofia e às artes cênicas ou colocada na condição de termo caro aos estudos de gênero, se desdobrou como fomentadora de uma maior diversidade do comportamento e da corporeidade no cotidiano e nas diferentes mídias hegemônicas e sociais. Ao mesmo tempo, as turbulências políticas e a intensificação de movimentos reacionários, situação na qual ainda estamos, comprometeram excessivamente as fronteiras entre o que é visto como falso ou verdadeiro, certo e errado, numa complexidade perturbadora que poucas ou, talvez, nenhuma obra ficcional tenham logrado implementar ou, até mesmo, mesmo sugerir.
Num paroxismo das mudanças de percepção desde o início do século XX, estamos imersos no audiovisual e nos encontros remotos, ou ainda, no metaverso e na realidade aumentada, que reconfiguram tanto os modos de viver o tempo e o espaço, quanto às noções de relação e presença nas quais sempre nos baseamos. Hoje, todes acatam o inevitável recurso aos smartphones (próteses usadas por todos os corpos, tornando-nos inegáveis ciborgues), que agregam e concretizam todas estas modificações, que cotidianamente nos causam alarme frente à intensidade inédita de alterações da nossa atenção. Estas novas formas de percepção problematizam a própria trama do real, com uma magnitude certamente nunca vista, talvez sequer ambicionada por qualquer movimento estético, e desafiam nossos parâmetros do que deve e pode ser uma aula de teatro ou ação cultural em teatro.
No campo da Inteligência Artificial, IA, que desde seu batismo nos intimida com a questão central da imitação e consequente substituição de humanes, constatamos a crescente onipresença de máquinas que tomam decisões por nós. Mesmo que previsões otimistas tentem reduzir o alarme ante o aumento do controle sobre as vidas e a precarização do trabalho, a Inteligência Artificial certamente nos tornará obsoletos, do ponto de vista da exploração do trabalho, se não instituirmos outros parâmetros que façam frente aos imperativos da cultura de competência e eficácia, tão cara ao capital. Se tradicionalmente a educação teatral foi propalada como promessa de desenvolvimento de valores éticos, hoje ela é assombrada com a possibilidade de ser capturada como treinamento para recursos humanos que não sejam substituíveis, pelo menos por enquanto, por máquinas: as chamadas competências emocionais, sociais e interpessoais, ou soft skills.
Estranhamente, setores da economia parecem interessados em ocupar, de modo arriscadamente predatório, um lugar que talvez não tenha recebido nossa devida atenção: colocar em prática uma concepção, já proposta desde Nietzsche e abordada há décadas, na qual a arte é imbricada à vida, numa ampliação radical e abrangente da noção de estética. No caso da educação teatral, em que há muitos anos temos elementos para tecer uma visão mais expandida de sua atuação pedagógica, tocar pedagogicamente os quadros de percepção que regulam toda a nossa relação com a realidade – a estética da e na vida, a teatralidade do cotidiano.
É nessa perspectiva que talvez possamos tecer relações mais amplas da educação teatral com todas essas transformações sociais de término, falência, esgotamento, instabilidade, reconfigurações drásticas e desterritorialização. Assim, neste dossiê propomos a presença de textos que abordem relações da educação teatral com temas que, de um modo ou de outro, sintomatizam ou configuram fins de mundo sob diversas ordens.
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Teatro DocumentalVol. 7 Núm. 12 (2024)
En las últimas dos décadas, se ha podido observar –tanto a nivel regional en América Latina como en muchas partes del mundo– un crecimiento exponencial de diversas experiencias escénicas que pueden incluirse en el amplio espectro del teatro documental. Se trató de una suerte de resurgimiento o inicio de una nueva etapa en la historia de este tipo de prácticas, que pareció haber perdido visibilidad o, al menos, centralidad en el campo teatral durante algunas décadas. En principio, existe un consenso crítico respecto de que las prácticas documentales más recientes difieren significativamente de las experiencias anteriores, lo que da cuenta de una historia caracterizada por la discontinuidad, en la que, a grandes rasgos, se pueden reconocer dos modelos diferentes: un teatro documental que podemos llamar canónico –cuya primera figura destacada es sin duda Erwin Piscator, que tiene a Peter Weiss como uno de sus más grandes referentes y que también incluye algunas de las experimentaciones más audaces de Augusto Boal; y el de las prácticas más recientes, que han sido en ocasiones reunidas bajo la denominación de nuevo teatro documental: un campo en el que la presencia de intérpretes no profesionales (no actores), la exploración de las nuevas posibilidades audiovisuales y el trabajo en zonas de liminalidad entre realidad y ficción resultan centrales y hacen que se las asocie al llamado teatro de lo real, en el que la irrupción de lo real en el escenario es clave. Ambos modelos siguen vivos en prácticas tan distintas como el biodrama, el teatro de tribunal, el teatro verbatim o el teatro épico-dialéctico de carácter documental.
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Escenas MultiespeciesVol. 6 Núm. 11 (2023)
¿En qué medida las artes escénicas contribuyen a una tensión en el paradigma antropocéntrico hacia un verdadero punto de inflexión epistemológico? ¿Cómo podemos incluir la vida no humana en los procesos creativos de la escena contemporánea más allá de una perspectiva instrumental? ¿Cómo podemos involucrarnos epistemológica y poéticamente con las múltiples especies que componen nuestra existencia? ¿Cómo pueden las artes escénicas colaborar con la reinvención de las posibilidades de vida entre múltiples especies?
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Jul. 2022 - Dossiê Teatro e Performance na América LatinaVol. 5 Núm. 10 (2022)
A Ephemera entra em seu quinto ano de existência, lançando seu décimo número: o dossiê Teatro e Performance na América Latina, que conta com a participação de diferentes pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outros países da América Latina.
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dez. 2021 - Dossiê Práticas de Rua IIVol. 4 Núm. 9 (2021)
Segundo número do Dossiê práticas de Rua, intitulado Ações Artísticas como política de resistência, organizado por Alexandre Falcão e Marcelo Rocco.
** Como tributo, a capa do presente número da Ephemera traz o saudoso Toni Edson (1979-2021) em cena no espetáculo Baldroca (2018), do grupo Joana Gajuru, de Maceió/AL.
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set. 2021 - Dossiê Práticas de Rua IVol. 4 Núm. 8 (2021)
Primeiro número do dossiê Práticas de Rua, organizado por Alexandre Falcão e Marcelo Rocco. Este primeiro número do dossiê é dedicado especialmente ao Teatro de Rua e à temática ambiental.
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abril 2021 - Dossiê Arte IndigenteVol. 4 Núm. 7 (2021)
Sétimo número da Ephemera: Memória do VII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, realizado em 2020. Organizado por Ricardo Gomes e Éden Peretta.
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dez. 2020 -Dossiê Po-éticas Pretas de [Re]ExistênciaVol. 3 Núm. 6 (2020)
DOSSIÊ PO-ÉTICAS PRETAS DE [RE]EXISTÊNCIA
Fechando o ano de 2020, a Ephemera – Revista do PPGAC / UFOP, lança seu sexto número, com o dossiê Po-éticas Pretas de [re]existência. Organizado pelas pesquisadoras Nina Caetano e Marcia SouSa, este dossiê se põe na linha de frente da afirmação das potências e das poéticas pretas no campo da cena contemporânea. Como símbolo de resistência, nossa capa traz a foto de Dona Maria Tereza Mafra, 95 anos, parteira do Quilombo Jamary dos Pretos, no Maranhão, em foto do jovem fotógrafo quilombola Joelington Rios. Este dossiê congrega uma multitude de artistas e pesquisadores pretos e pretas, a quem deixamos aqui nosso agradecimento.
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ago. 2020 - Dossiê Corpos e Deficiência em CenaVol. 3 Núm. 5 (2020)
Dossier DISABLED BODIES ON THE SCENE: BEYOND INCLUSION AND ACCESSIBILITY
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abril 2020 - Dossiê Antonin Artaud e Reverberações IIVol. 3 Núm. 4 (2020)
Dossiê Antonin Artaud e Reverberações 2
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dez. 2019 - Dossiê Antonin Artaud e Reverberações IVol. 2 Núm. 3 (2019)
Dossiê: ANTONIN ARTAUD E REVERBERAÇÕES