Conectando a Etnomatemática e a Modelagem: um estudo do método misto para entender a abordagem dialógica da Etnomodelagem

Palavras-chave: Etnomodelagem, Abordagem ética, Abordagem êmica, Abordagem dialógica, Re-significação de funções

Resumo

Essa pesquisa em etnomodelagem foi conduzida em uma escola pública estadual e em uma feira livre situada na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. O principal objetivo desse estudo foi identificar como a abordagem dialógica da etnomodelagem pode contribuir para o processo de re-significação de conceitos de funções aprendidos por 38 alunos do segundo ano do Ensino Médio durante as suas interações com um feirante e as suas práticas laboriais. Outro objetivo foi compreender a importância da concepção cultural e da elaboração de etnomodelos que foram extraídos das práticas desenvolvidas por esse feirante para serem utilizados como uma ação pedagógica em sala de aula. Para a coleta de dados, foram utilizados três blocos de atividades, dois questionários (inicial e final), uma entrevista semi-estruturada com o feirante, um seminário com os estudantes e o feirante, e o diário de campo do professor-pesquisador. A natureza da coleta de dados foi qualitativa e quantitativa, sendo analisada simultaneamente com a utilização do Método do Estudo Misto design metodológico QUAN+QUAL. Depois dessa análise, os dados qualitativos foram quantificados visando possibilitar a interpretação dos resultados por meio da elaboração de três categorias Ambiente Escolar, Ambiente Extraescolar, Ambiente Dialógico. Os resultados desse estudo mostram que a etnomodelagem propicia uma integração entre o currículo matemático escolar considerando simultaneamente o conhecimento êmico e ético através da abordagem dialógica, demonstrando a relevância do dinamismo cultural.

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Publicado
2020-03-04
Como Citar
CORTES, D. P. DE O.; OREY, D. C. Conectando a Etnomatemática e a Modelagem: um estudo do método misto para entender a abordagem dialógica da Etnomodelagem. Revemop, v. 2, p. e202011, 4 mar. 2020.
Seção
Perspectivas internacionais da Etnomatemática: da pesquisa à prática