Entre a Arte e o Sentido: a Matemática por trás das biojoias

Palavras-chave: Artesãs, Biojoias, Matemática, Sentidos

Resumo

Este estudo trata do uso do conceito de sentido, tomando por base seu caráter social e coletivo, a partir da produção artesanal de biojoias e do raciocínio matemático  implícito na sua produção. O estudo parte das reflexões teóricas trabalhadas na construção da dissertação de mestrado, apresentadas no 3o encontro regional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação da Região Norte, e ampliadas após discussão no encontro. Tem como objetivo discutir o conceito de sentido envolvido no raciocínio matemático implícito na produção de biojoias por grupo de artesãs. A organização teórica e metodológica deste artigo foi pautada em princípios da perspectiva Histórico-Cultural, tratando-se de uma pesquisa qualitativa. As análises parciais, permitem assegurar que a matemática não se restringe a compreensão do que é meramente exato ou racional, mas uma construção da humanidade constituída de sentidos que conecta a natureza e a sociedade.

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Biografia do Autor

Sandra Cobalchini Lima, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Palmas. Professora da Rede Estadual da Bahia, Luís Eduardo Magalhães, BA, Brasil.

 

 

Carmem Lucia Artioli Rolim, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, TO, Brasil.

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Publicado
2021-08-21
Como Citar
LIMA, S. C.; ROLIM, C. L. A. Entre a Arte e o Sentido: a Matemática por trás das biojoias. Revemop, v. 3, p. e202123, 21 ago. 2021.
Seção
Pesquisas em Educação Matemática e suas relações com a área da Educação