Potencialidades do Fórum de Discussão como Tarefa de Avaliação Formativa online em uma Licenciatura em Matemática da UAB

Palavras-chave: Avaliação Formativa online, Licenciatura em Matemática a distância, Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Fórum de Discussão

Resumo

Neste trabalho, objetivamos apresentar alguns aspectos do processo da Avaliação online revelados na pesquisa de Doutorado do primeiro autor, que se deu no contexto da disciplina Pré-Cálculo II de um curso de Licenciatura em Matemática da UAB, com foco nas interações ocorridas no Fórum de Discussão do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso. Metodologicamente, a pesquisa se sustentou em referenciais da Pesquisa Qualitativa e da Análise de Conteúdo. Como resultado, os aspectos que foram evidenciados na investigação, vinculados ao Fórum de Discussão, foram: O Fórum de Discussão como instrumento de Avaliação, acompanhamento e comunicação no AVA; Possibilidades do Fórum de Discussão e do Chat como ferramentas de Interação e Aprendizagem; Aspectos da Interação Social como possibilidade de Aprendizagem.

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Biografia do Autor

Domício Magalhães Maciel, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação Matemática pela Universidade pela Universidade Estadual Paulista (2020), câmpus de Rio Claro-SP. Professor da UFMA/Depto de Matemática, São Luís-MA, Brasil.

Rosana Giaretta Sguerra Miskulin, Universidade Estadual Paulista-Rio Claro

Doutora em Educação pela UNICAMP, Profa. Livre Docente do Depto. de Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UNESP-Rio Claro.

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Publicado
2022-04-20
Como Citar
MACIEL, D. M.; MISKULIN, R. G. S. Potencialidades do Fórum de Discussão como Tarefa de Avaliação Formativa online em uma Licenciatura em Matemática da UAB . Revemop, v. 4, p. e202211, 20 abr. 2022.
Seção
Avaliação da Aprendizagem Matemática em vários contextos