Utilização de portefólios digitais na formação inicial de professores, como estratégia de aprendizagem e avaliação: perspetivas das estudantes

Palavras-chave: Portefólios digitais, Formação inicial de professores, Avaliação

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo desenvolvido na formação inicial de professores sobre a utilização de portefólios digitais como estratégia de aprendizagem e avaliação. No estudo, com características de estudo de caso interpretativo, foram entrevistadas estudantes que vivenciaram experiências de utilização de portefólios digitais em diferentes momentos da sua vida acadêmica, onde se pretendeu perceber a relação entre estas experiências, o processo de aprendizagem e a avaliação. Os resultados evidenciam os contributos positivos do portefólio digital para a aprendizagem e a avaliação das estudantes, bem como as principais dificuldades que revelam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Rosário Rodrigues, Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Setúbal

Doutorada em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro. Professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal, Portugal

Ana Luisa Oliveira Pires, Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Setúbal

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa. Professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal, Portugal.

Jorge Pinto, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

Doutorado em Ciências de Educação pela Universidade do Minho, Braga, Portugal. Professor  da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal, Portugal.

Referências

AMADO, J. Manual de Investigação Qualitativa em Educação 3a edição. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press, 2017.

AZEVEDO, Nair, et al. Investigar em educação: desafios da construção de conhecimento e da formação de investigadores num campo multi-referenciado. Lisboa: Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, 2010.

BARDIN, Laurance. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.

BARRETT, Hellen. Researching Electronic Portfolios and Learner Engagement: The REFLECT Initiative. Journal of Adolescent & Adult Literacy, v. 50, n. 6, p. 436–449, 2007.

BEAUMONT, Chris; MOSCROP, Claire; CANNING, Susan. Easing the transition from school to HE: scaffolding the development of self-regulated learning through a dialogic approach to feedback. Journal of Further and Higher Education, v. 40, n. 3, p. 331–350, 2016.

BECKERS, Jorrick; DOLMANS, Diana; MERRIËNBOER, Jeroen Van. e-Portfolios enhancing students’ self-directed learning: A systematic review of influencing factors. Australasian Journal of Educational Technology, v. 32, n. 2, p. 32–46, 2016.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

BROCKBANK, Anne; MCGILL, Ian. Facilitating reflective learning: coaching, mentoring and supervision. 2nd. ed. London: Kogan Page, 2012.

Carteira de Competências LEB. Disponível em https://2019eu.wordpress.com/. Acesso em: 22 jan. 2022.

CHITTUM, Jessica. The Theory-to-Practice ePortfolio: An Assignment to Facilitate Motivation and Higher Order Thinking. International Journal of ePortfolio, v. 8, p. 27–42, 2018.

DAWSON, Philip; HENDERSON, Michael.; MAHONEY, Paige; PHILLIPS, Michael; RYAN, Tracii; BOUD, David; MOLLOY, Elizabeth. What makes for effective feedback: staff and student perspectives. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 44, n. 1, p. 25–36, 2019.

DRIESSEN, Erik; MUIJTJENS, Arno; VAN TARTWIJK, Jan; VAN DER VLEUTEN, Cees. Web- or paper-based portfolios: Is there a difference? Medical Education, v. 41, n. 11, p. 1067–1073, 2007.

DRIESSEN, Erik. Do portfolios have a future? Advances in Health Sciences Education, v. 22, n. 1, p. 221–228, 1 mar. 2017.

ENGESTRÖM, Yrjö. From teams to knots: Activity-theoretical studies of collaboration and learning at work. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

FIGUEIREDO, António Dias. A pedagogia dos contextos de aprendizagem. E-curriculum, v. 14, n. 3, p. 809–836, 2016.

HENDERSON, Michael; RYAN, Tracii; PHILLIPS, Michael. The challenges of feedback in higher education. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 44, n. 8, p. 1237–1252, 2019.

KUNNARI, Irma; LAURIKAINEN, Maria. Fifteen recommendations on meaningful use of ePortfolios in Higher Education. Empowering ePortfolio Process. HAMK Unlimited Journal, 2018.

KUNNARI, Irma; LAURIKAINEN, Maria; PIRES, Ana Luisa Oliveira; RODRIGUES, Maria do Rosário. Supporting students’ ePortfolio process in Higher Education. HAMK Unlimited Journal, 2017.

MORGADO, J.; PINTO, A.; MONTES, C.; VIEIRA, P. “Portefolio: à procura… de um caminho…como tantos outros”. In: Transformar a Pedagogia na Universidade. Narrativas da prática. Santo Tirso: De Facto, 2009.

OAKLEY, Grace; PEGRUM, Mark; JOHNSTON, Shannon. Introducing e-portfolios to pre-service teachers as tools for reflection and growth: lessons learnt. Asia-Pacific Journal of Teacher Education, 2014.

ORSMOND, Paul; MAW, Stephen; PARK, Julian; GOMEZ, Stephen CROOK, Anne. Moving feedback forward: Theory to practice. Assessment and Evaluation in Higher Education, 2013.

PIRES, Ana Luisa Oliveira; RODRIGUES, Maria do Rosário. Empowering students in higher education. Perspectives on e-portfolio’s contributions. In: EAPRIL Conference Proceedings 2017. Hämeenlinna, Finland: HAMK, 2018. p. 122–133.

PIRES, Ana Luisa Oliveira; RODRIGUES, Maria do Rosário; PESSOA, Ana Maria. Transforming pedagogy in Higher Education. HAMK Unlimited Journal, 2018.

PIRES, Ana Luisa Oliveira; RODRIGUES, Maria do Rosário. Transformando as práticas pedagógicas no Ensino Superior: o e-Portefólio como estratégia de desenvolvimento académico e profissional. In: Atas do CNaPPES 2018 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Braga: Universidade do Minho, 2019. p. 104–109.

PONTE, João Pedro. Estudos de caso em educação matemática. Bolema, p. 105–132, 2006.

RODRIGUES, Maria do Rosário; PIRES, Ana Luisa Oliveira; PESSOA, Ana Maria. O papel da interação entre pares e da tecnologia na aprendizagem: perceção de estudantes do ensino superior. X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017.Braga: Universidade do Minho, 2017.

RODRIGUES, Maria do Rosário; PINTO, Jorge; PIRES, Ana Luisa Oliveira. e-Portfolio as a Learning and Assessment Tool. In: KUNNARI, I.; LAURIKAINEN, M. (Eds.). Empowering ePortfolio Process. [s.l.] Hamk Unlimited Journal, 2018.

RODRIGUES, Maria do Rosário; PIRES, Ana Luisa Oliveira; PESSOA, Ana Maria. Higher education students’ perspectives on the use of e-portfolios: An exploratory study in the context of the degree in basic education. 2017 International Symposium on Computers in Education, SIIE 2017. 2018

SÁ-CHAVES, Idália. Os “Portfólios” Reflexivos (Também) Trazem Gente Dentro. Porto: Porto Editora, 2005.

VYGOTSKY, L. S. Mind in society: The development of higher psychological processes. Mind in Society The Development of Higher Psychological Processes, v. Mind in So, p. 159, 1978.

WILIAM, Dylan. Feedback: Part of a System. Educational Leadership, v. 70, n. 1, p. 30–34, set. 2012.

Publicado
2022-04-12
Como Citar
RODRIGUES, M. DO R.; PIRES, A. L. O.; PINTO, J. Utilização de portefólios digitais na formação inicial de professores, como estratégia de aprendizagem e avaliação: perspetivas das estudantes . Revemop, v. 4, p. e202209, 12 abr. 2022.
Seção
Avaliação da Aprendizagem Matemática em vários contextos