Por que errar ainda é tão errado? Algumas reflexões sobre o papel do erro no ensino e na avaliação de matemática.

Palavras-chave: Avaliação, Erro, Matemática, Avaliação formativa, Aprendizagens

Resumo

Alguns obstáculos precisam ser discutidos e superados para que as práticas avaliativas voltadas às aprendizagens sejam implementadas no sistema educacional. Pensar em uma avaliação formativa, seja através dos exames ou de outros formatos avaliativos, requer o rompimento da visão classificatória da avaliação e da perspectiva dicotômica do erro. O principal argumento que defendo neste texto é que a existência de uma avaliação formativa perpassa pelo reconhecimento do erro como um elemento de grande potencial pedagógico. Ao interpretarmos o erro como um representante da ‘não aprendizagem, do ‘não saber’, reduzimos as possibilidades de intervenções didáticas. Entretanto, se interpretamos o erro como elemento de um processo, de um saber em construção, rompendo a dicotomia do certo e do errado, ampliamos as perspectivas da utilização do erro como um trampolim para a aprendizagem.

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Biografia do Autor

Rafael Filipe Novôa Vaz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Paracambi, Rio de Janeiro

Doutor em Ensino e História da Matemática e da Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Paracambi, Rio de Janeiro, Brasil. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação e Diversidade – IFRJ/CPar.

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Publicado
2022-05-16
Como Citar
VAZ, R. F. N. Por que errar ainda é tão errado? Algumas reflexões sobre o papel do erro no ensino e na avaliação de matemática. Revemop, v. 4, p. e202215, 16 maio 2022.
Seção
Avaliação da Aprendizagem Matemática em vários contextos