O Ensino de Cálculo diferencial e integral: a perspectiva dos autores de livros-texto

Palavras-chave: Educação Matemática, Cálculo Diferencial e Integral, Ensino e aprendizagem, Produção de significado, Livro-texto

Resumo

No presente artigo analisamos livros-texto de Cálculo Diferencial e Integral com o objetivo de responder a seguinte pergunta: que significados são produzidos por autores de livros-texto para o que é o ensino de Cálculo Diferencial e Integral? O objetivo do questionamento é parte de uma investigação mais ampla que busca entender quais devem ser as características da disciplina Cálculo Diferencial e Integral para que ela seja entendida como um Curso de Serviço voltada à formação do futuro professor de matemática. O estudo possui uma abordagem qualitativa de investigação, baseado em um estudo bibliográfico e fundamentado pelo Modelo dos Campos Semânticos. Em nossa análise, identificamos três diferentes modos de produção de significados dos autores para nossa questão, cuja principal importância para nossa pesquisa reside na consequência dessas diferentes perspectivas e como sinalizam para uma proposta de ensino da disciplina.

 

 

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Biografia do Autor

Amarildo Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Rio Claro. Professor da UFJF, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Hernando Franco, IF – Sudeste de MG, Rio Pomba

Doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor Do IF – Sudeste de MG, Rio Pomba, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado
2023-12-26
Como Citar
SILVA, A.; FRANCO, H.; ZOCOLOTTI, A. O Ensino de Cálculo diferencial e integral: a perspectiva dos autores de livros-texto. Revemop, v. 5, p. e202319, 26 dez. 2023.
Seção
Artigos