Cálculo Diferencial e Integral na Graduação em Matemática: Contribuições da Resolução de Problemas e da Análise da Produção Escrita

Palavras-chave: Cálculo Diferencial e Integral, Produção escrita, Intervenção pedagógica

Resumo

No contexto de um curso de Cálculo Diferencial e Integral, o presente estudo teve como objetivos analisar a produção escrita de estudantes de graduação em matemática ao resolverem problemas de otimização e compreender as potencialidades dessas análises para a intervenção pedagógica. Para tanto, estudantes ingressantes de uma instituição pública responderam a dois problemas de otimização. Os resultados mostram que os estudantes, em sua maioria, apresentaram dificuldades conceituais em tópicos curriculares, como propriedades de quadriláteros, cálculos de área e perímetro, equações e funções; poucos perceberam o valor de se utilizar conceitos do ensino médio como ferramentas de aproximação aos conceitos e à linguagem matemática do cálculo. As análises foram essenciais enquanto estratégia didática para o planejamento de intervenções pedagógicas específicas, desenvolvidas ao longo do semestre letivo.

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Biografia do Autor

Luciana Ávila Rodrigues, Universidade de Brasília

Doutora em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Departamento de Matemática da UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Regina da Silva Pina Neves, Universidade de Brasília

Pós-doutora em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do Departamento de Matemática da UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Raquel Carneiro Dörr, Universidade de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Departamento de Matemática da UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

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Publicado
2023-12-31
Como Citar
RODRIGUES, L. ÁVILA; PINA NEVES, R. DA S.; DÖRR, R. C. Cálculo Diferencial e Integral na Graduação em Matemática: Contribuições da Resolução de Problemas e da Análise da Produção Escrita. Revemop, v. 5, p. e202326, 31 dez. 2023.
Seção
Historia Social de la Educación Matemática (HISOEM): Diálogos y Contribuciones