Conhecimento de acontecimentos independentes por futuros professores dos primeiros anos

  • José António Fernandes Universidade do Minho
Palavras-chave: Probabilidades, Acontecimentos independentes, Futuros professores, Primeiros anos escolares

Resumo

Neste artigo estuda-se o conhecimento de futuros professores dos primeiros anos acerca de acontecimentos independentes a partir dos três objetivos seguintes: 1) classificar dois acontecimentos dados em independentes ou não independentes; 2) enunciar a definição de acontecimentos independentes; e 3) formular exemplos de acontecimentos independentes. Participaram no estudo 37 estudantes que se encontravam a frequentar o 2.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica numa universidade do norte de Portugal. Os estudantes responderam a um questionário com várias questões sobre diferentes tipos de acontecimentos, sendo tratadas neste estudo apenas as relativas a acontecimentos independentes. Assim, os dados usados na investigação consistem nas resoluções dos estudantes dessas questões. Em termos de resultados, salienta-se que os estudantes revelaram dificuldades em todos os objetivos, mais acentuadas na formulação de exemplos de acontecimentos independentes e menos na definição de acontecimentos independentes. Destes resultados depreende-se que bastantes estudantes, apesar de conhecerem a definição de acontecimentos independentes, não foram capazes de aplicar esse conhecimento para distinguirem acontecimentos independentes de não independentes e para formularem exemplos de acontecimentos independentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALSINA, Ángel. “Ça commence aujourd'hui”: alfabetización estadística y probabilística en la educación matemática infantil. PNA Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática, Granada, v. 15, n. 4, p. 243-266, 2021.

AUSUBEL, David; NOVAK, Joseph; HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BATANERO, Carmen. La comprensión de la probabilidad en los niños: ¿qué podemos aprender de la investigación? In: ENCONTRO DE PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA NA ESCOLA, 3, 2013, Braga. Atas… Braga: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, 2013. p. 9-21.

BATANERO et al. El inicio del razonamiento probabilístico en educación infantil. PNA Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática, Granada, v. 15, n. 4, p. 267-288, 2021.

BOROVCNIK, Manfred; PEARD, Robert. Probability. In: BISHOP, Alan ET AL. (Eds.). International handbook of mathematics education. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1996. p. 239-287.

CONTRERAS, José Miguel et al. Evaluación de la falacia del eje temporal en futuros profesores de educación secundaria. Acta Scientiae, Canoas, v. 14, n. 3, p. 346–362, 2013.

CORREIA, Paulo. Ferreira; FERNANDES, José António. Intuições de alunos do 9.º ano em acontecimentos independentes. Zetetiké, Campinas, v. 22, n. 41, p. 83-113, 2014.

FERNANDES, José António. Classificação, definição e formulação de acontecimentos disjuntos por futuros professores dos primeiros anos escolares. Revista de Educación Estadística, Talca, v. 1, n. 1, p. 1-18, 2022.

FERNANDES, José António. Explorar acontecimentos complementares em Probabilidades por futuros professores dos primeiros anos. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, Santa Catarina, in press.

FERNANDES, José António. Compreensão de futuros professores dos efeitos nas medidas de tendência central ao se acrescentar novos dados a um conjunto. Bolema, Rio Claro, v. 35, n. 71, p. 1825-1844, 2021.

FERNANDES, José António et al. Desempenho em probabilidade condicionada e probabilidade conjunta de futuros professores do ensino básico. Quadrante, Lisboa, v. XXIII, n. 1, p. 43-61, 2014.

FERNANDES, José António; BARROS, Paula Maria. Definir acontecimentos incompatíveis, complementares e independentes. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 13, n. 1, p. 31-42, 2021.

FERNANDES, José António; DINIZ, Leandro do Nascimento. Ensino de Probabilidade e Estatística na Educação Fundamental da Base Nacional Comum Curricular do Brasil. Góndola, Enseñ Aprend Cienc, Bogotá, v. 17, n. 2, p. 392-406, 2022.

FERNANDES, José António; FREITAS, Adelaide. Selection and Application of graphical and numerical statistical tools by prospective primary school teachers. Acta Scientiae, Canoas, v. 21, n. 6, p. 82-97, 2019.

FERNANDES, José António; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton. Paulo. Relacionar acontecimentos disjuntos e complementares. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática – RIDEMA, Juiz de Fora, v. 7, n.1, p. 1-21, 2023.

FISCHBEIN, Efraim. The intuitive sources of probabilistic thinking in children. Dordrecht: D. Reidel, 1975.

FISCHBEIN, Efraim; NELLO, Maria Sainati; MARINO, Maria Sciolis. Factors affecting probabilistic judgments in children and adolescents. Educational Studies in Mathematics, Dordrecht, v. 22, p. 523-549, 1991.

MARTINS, Maria Eugénia. Acontecimentos independentes. Revista de Ciência Elementar, Porto, v. 5, n. 4, p. 1-4, 2017.

HAWKINS, Anne; JOLLIFFE, Flavia; GLICKMAN, Leslie. Teaching Statistical Concepts. Harlow, UK: Longman, 1992.

MEC. Base Nacional Comum Curricular ─ Educação é a Base. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Aprendizagens Essenciais de Matemática: Ensino Básico. Lisboa: Autor, 2018a.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Aprendizagens Essenciais de Matemática: Ensino Secundário. Lisboa: Autor, 2018b.

NIKIFORIDOU, Zoi; PANGE, Jenny. The notions of chance and probabilities in preschoolers. Early Childhood Education Journal, Dordrecht, v. 38, n. 4, p. 305-311, 2010.

SKEMP, Richard Rowland. The psychology of learning mathematics. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1993.

Publicado
2024-08-24
Como Citar
FERNANDES, J. A. Conhecimento de acontecimentos independentes por futuros professores dos primeiros anos. Revemop, v. 6, p. e2024008, 24 ago. 2024.
Seção
Artigos