Conhecimento de acontecimentos independentes por futuros professores dos primeiros anos
Resumo
Neste artigo estuda-se o conhecimento de futuros professores dos primeiros anos acerca de acontecimentos independentes a partir dos três objetivos seguintes: 1) classificar dois acontecimentos dados em independentes ou não independentes; 2) enunciar a definição de acontecimentos independentes; e 3) formular exemplos de acontecimentos independentes. Participaram no estudo 37 estudantes que se encontravam a frequentar o 2.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica numa universidade do norte de Portugal. Os estudantes responderam a um questionário com várias questões sobre diferentes tipos de acontecimentos, sendo tratadas neste estudo apenas as relativas a acontecimentos independentes. Assim, os dados usados na investigação consistem nas resoluções dos estudantes dessas questões. Em termos de resultados, salienta-se que os estudantes revelaram dificuldades em todos os objetivos, mais acentuadas na formulação de exemplos de acontecimentos independentes e menos na definição de acontecimentos independentes. Destes resultados depreende-se que bastantes estudantes, apesar de conhecerem a definição de acontecimentos independentes, não foram capazes de aplicar esse conhecimento para distinguirem acontecimentos independentes de não independentes e para formularem exemplos de acontecimentos independentes.
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