Conhecimento de acontecimentos independentes por futuros professores dos primeiros anos

  • José António Fernandes Universidade do Minho
Palavras-chave: Probabilidades, Acontecimentos independentes, Futuros professores, Primeiros anos escolares

Resumo

Neste artigo estuda-se o conhecimento de futuros professores dos primeiros anos acerca de acontecimentos independentes a partir dos três objetivos seguintes: 1) classificar dois acontecimentos dados em independentes ou não independentes; 2) enunciar a definição de acontecimentos independentes; e 3) formular exemplos de acontecimentos independentes. Participaram no estudo 37 estudantes que se encontravam a frequentar o 2.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica numa universidade do norte de Portugal. Os estudantes responderam a um questionário com várias questões sobre diferentes tipos de acontecimentos, sendo tratadas neste estudo apenas as relativas a acontecimentos independentes. Assim, os dados usados na investigação consistem nas resoluções dos estudantes dessas questões. Em termos de resultados, salienta-se que os estudantes revelaram dificuldades em todos os objetivos, mais acentuadas na formulação de exemplos de acontecimentos independentes e menos na definição de acontecimentos independentes. Destes resultados depreende-se que bastantes estudantes, apesar de conhecerem a definição de acontecimentos independentes, não foram capazes de aplicar esse conhecimento para distinguirem acontecimentos independentes de não independentes e para formularem exemplos de acontecimentos independentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José António Fernandes, Universidade do Minho
Doutor em Educação pela Universidade do Minho (UMinho). Professor associado aposentado da Universidade do Minho (UMinho), Braga, Portugal.

Referências

ALSINA, Ángel. “Ça commence aujourd'hui”: alfabetización estadística y probabilística en la educación matemática infantil. PNA Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática, Granada, v. 15, n. 4, p. 243-266, 2021.

AUSUBEL, David; NOVAK, Joseph; HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BATANERO, Carmen. La comprensión de la probabilidad en los niños: ¿qué podemos aprender de la investigación? In: ENCONTRO DE PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA NA ESCOLA, 3, 2013, Braga. Atas… Braga: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, 2013. p. 9-21.

BATANERO et al. El inicio del razonamiento probabilístico en educación infantil. PNA Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática, Granada, v. 15, n. 4, p. 267-288, 2021.

BOROVCNIK, Manfred; PEARD, Robert. Probability. In: BISHOP, Alan ET AL. (Eds.). International handbook of mathematics education. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1996. p. 239-287.

CONTRERAS, José Miguel et al. Evaluación de la falacia del eje temporal en futuros profesores de educación secundaria. Acta Scientiae, Canoas, v. 14, n. 3, p. 346–362, 2013.

CORREIA, Paulo. Ferreira; FERNANDES, José António. Intuições de alunos do 9.º ano em acontecimentos independentes. Zetetiké, Campinas, v. 22, n. 41, p. 83-113, 2014.

FERNANDES, José António. Classificação, definição e formulação de acontecimentos disjuntos por futuros professores dos primeiros anos escolares. Revista de Educación Estadística, Talca, v. 1, n. 1, p. 1-18, 2022.

FERNANDES, José António. Explorar acontecimentos complementares em Probabilidades por futuros professores dos primeiros anos. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, Santa Catarina, in press.

FERNANDES, José António. Compreensão de futuros professores dos efeitos nas medidas de tendência central ao se acrescentar novos dados a um conjunto. Bolema, Rio Claro, v. 35, n. 71, p. 1825-1844, 2021.

FERNANDES, José António et al. Desempenho em probabilidade condicionada e probabilidade conjunta de futuros professores do ensino básico. Quadrante, Lisboa, v. XXIII, n. 1, p. 43-61, 2014.

FERNANDES, José António; BARROS, Paula Maria. Definir acontecimentos incompatíveis, complementares e independentes. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 13, n. 1, p. 31-42, 2021.

FERNANDES, José António; DINIZ, Leandro do Nascimento. Ensino de Probabilidade e Estatística na Educação Fundamental da Base Nacional Comum Curricular do Brasil. Góndola, Enseñ Aprend Cienc, Bogotá, v. 17, n. 2, p. 392-406, 2022.

FERNANDES, José António; FREITAS, Adelaide. Selection and Application of graphical and numerical statistical tools by prospective primary school teachers. Acta Scientiae, Canoas, v. 21, n. 6, p. 82-97, 2019.

FERNANDES, José António; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton. Paulo. Relacionar acontecimentos disjuntos e complementares. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática – RIDEMA, Juiz de Fora, v. 7, n.1, p. 1-21, 2023.

FISCHBEIN, Efraim. The intuitive sources of probabilistic thinking in children. Dordrecht: D. Reidel, 1975.

FISCHBEIN, Efraim; NELLO, Maria Sainati; MARINO, Maria Sciolis. Factors affecting probabilistic judgments in children and adolescents. Educational Studies in Mathematics, Dordrecht, v. 22, p. 523-549, 1991.

MARTINS, Maria Eugénia. Acontecimentos independentes. Revista de Ciência Elementar, Porto, v. 5, n. 4, p. 1-4, 2017.

HAWKINS, Anne; JOLLIFFE, Flavia; GLICKMAN, Leslie. Teaching Statistical Concepts. Harlow, UK: Longman, 1992.

MEC. Base Nacional Comum Curricular ─ Educação é a Base. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Aprendizagens Essenciais de Matemática: Ensino Básico. Lisboa: Autor, 2018a.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Aprendizagens Essenciais de Matemática: Ensino Secundário. Lisboa: Autor, 2018b.

NIKIFORIDOU, Zoi; PANGE, Jenny. The notions of chance and probabilities in preschoolers. Early Childhood Education Journal, Dordrecht, v. 38, n. 4, p. 305-311, 2010.

SKEMP, Richard Rowland. The psychology of learning mathematics. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1993.

Publicado
2024-08-24
Como Citar
FERNANDES, J. A. Conhecimento de acontecimentos independentes por futuros professores dos primeiros anos. Revemop, v. 6, p. e2024008, 24 ago. 2024.
Seção
Artigos