O estudo da unidade temática de grandezas e medidas intermediado pela narrativa “As Aventuras do Pinóquio”

Palavras-chave: Literatura infantil e mateamática, Grandezas e medidas, Sequências didáticas, As aventuras de Pinóquio

Resumo

Este artigo apresenta algumas atividades de uma sequência didática, pensada a partir da narrativa As aventuras do Pinóquio, para o ensino da unidade temática de grandezas e medidas em um segundo ano do Ensino Fundamental. A proposta principal aqui exposta é a de que a literatura infantil é um objeto cultural potente que pode ser entrelaçado à matemática, visando ao ensino dessa, pois, ao mesmo tempo que suscita discussões de cunho emocional e psicológico, abre espaço para que sejam discutidos conteúdos matemáticos e a linguagem própria desta disciplina, a qual guarda paralelos com a língua materna, que é a que conta a história.

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Biografia do Autor

Rafael Montoito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Graduado em Matemática (UFPel)

Mestre em Educação Matemática (UFRN)

Doutor em Educação para a Ciência (UNESP)

Pós doutor Pós-doutor pelo Department of English Literature (University of Birmingham, Inglaterra)

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Publicado
2024-11-26
Como Citar
VAHL BOHRER, J.; MONTOITO, R.; MARTINS DAVID, E. O estudo da unidade temática de grandezas e medidas intermediado pela narrativa “As Aventuras do Pinóquio”. Revemop, v. 6, p. e2024028, 26 nov. 2024.
Seção
Matemática e Literatura: diferentes tempos, diferentes escritas e diferentes uso