A obra de Seki Sano como ativadora da cena artística mexicana
Resumen
Este artigo tem como objetivo discorrer sobre o impacto da obra do diretor teatral japonês Seki Sano na cena mexicana. Sano é considerado o pai do teatro mexicano e foi fundador do Teatro de Artes, onde desenvolveu uma nova pedagogia teatral. O artigo contextualiza a sua obra, aborda a sua formação no Japão e na Rússia com foco nas suas conexões com artistas como Meyerhold e Stanislavski, entre outros. A questão principal diz respeito às singularidades contextuais e às transculturalidades no teatro, uma vez que não se trata apenas da aplicação de técnicas teatrais específicas, mas sobretudo, da emergência de algumas questões que fazem pensar a cena teatral e seus aspectos pedagógicos, tanto no Japão como no contexto latino-americano.
Descargas
Citas
ABENSOUR, Gerard. Vsevolod Meyerhold ou a Invenção da Encenação. São Paulo: Perspectiva, 2011.
CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem e Outras Metas. São Paulo: Perspectiva, 1992.
CARBALLIDO, Emilio. Entrevista con Seki Sano. Collections Tramoya. Universidad Veracruzana, 1976. Disponível em: https://cdigital.uv.mx/bitstream/handle/123456789/2421/19763P8.pdf?sequence=2&isAllowed=y . Acesso em 16 de março de 2022.
CUCUEL, Madeleine. Seki Sano y el teatro de México: los primeros años 1939-1948. Collections Tramoya. Universidad Veracruzana, 1994. Disponível em https://cdigital.uv.mx/handle/123456789/4144. Acesso em 16 de março de 2022.
DEZEM, Rogério Akiti. O início da imigração japonesa para a América Latina: um breve histórico. Burajiru Kenkyuu / Revista de Estudos Brasileiros (Universidade de Osaka) 2014. Disponível em: https://www.academia.edu/10200903/_O_in%C3%ADcio_da_imigra%C3%A7%C3%A3o_japonesa_para_a_Am%C3%A9rica_Latina_um_breve_hist%C3%B3rico_ . Acesso em 16 de março de 2022.
GREINER, Christine. Leituras do corpo no Japão – e suas diásporas cognitivas. São Paulo: N-1 Edições, 2015.
GREINER, Christine. Fabulações do Corpo Japonês e seus microativismos. São Paulo: N-1 Edições, 2017.
GREINER, Christine. O Teatro nô e o Ocidente. São Paulo: Ed. Annablume, 2000.
GUNJI, Masakatsu. Kabuki, tra. John Bester. Tokyo: Kondansha International, 1985.
KUSANO, Darci. Teatros Bunraku e Kabuki: uma visada barroca. São Paulo: Perspectiva, 1993.
LEITER, S.L. (Ed.). A Kabuki Reader: History And Performance. Armonk, N.Y.: M.E. Sharpe, 2002.
MISAWA. Tekehiro. El caso de Chiapas. In: Morimoto, Amelia (Diretora), Cuando Oriente llegó a América. Contribuciones de inmigrantes chinos, japoneses y coreanos. Banco Interamericano de Desarrollo, Washington: IDB Bookstore, 2004.
SANTOS, Maria Thaís Lima. Na Cena do Dr. Dapertutto: Poética e pedagogia em V. E. Meierhold, 1911 a 1916. São Paulo: Perspectiva, 2009.
TANAKA, Michiko ; MILLÁN, Jovita. Seki Sano 1905-1966 (Serie Una vida en el teatro; 10), CNCA / INBA-CITRU, México, 1996. Disponível em: https://www.academia.edu/35024165/LIBRO_SEKI_SANO_REPOSITORIO_DE_INVESTIGACION_CITRU. Acesso em 31 de março de 2022.
TANAKA, Michiko. Seki Sano and Popular Political and Social Theatre in Latin America. Latin American Theatre Review, 1994. Disponível em: https://journals.ku.edu/latr/article/view/1018 . Acesso em 16 de março de 2022.
TANAKA, Michiko. Sekio Sano y el teatro tradicional japonés. Encuentros En Cadena: Las Artes Escénicas En Asia, África y América Latina. 1st ed., El Colegio de Mexico, 1998, pp. 131–54. Disponível em: https://doi.org/10.2307/j.ctv3dnqgv.11 . Acesso em 16 de março de 2022.
TORIZ PROENZA, Martha. La crítica social en el arte teatral de Seki Sano. Revista Casa del tiempo. Universidad Autónoma Metropolitana de México, vol. II, núms. 18-19, julio- agosto 2000, p. 68-76. Disponível em: https://www.academia.edu/5999556/La_cr%C3%ADtica_social_en_el_arte_teatral_de_Seki_Sano . Acesso em 16 de março de 2022.
Derechos de autor 2022 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.