Continuidade e diferenciabilidade de funções reais: uma proposta de estudo dessas noções com a utilização do computador
Resumo
Este artigo objetiva analisar a utilização dos computadores no ensino da noção de continuidade e diferenciabilidade de funções de uma variável real. A relação é abordada no caso de funções contínuas e não diferenciáveis em um intervalo real, por meio de um exemplo que foi encontrado em um artigo escrito por David Tall e utilizado para evidenciar uma forma pela qual o computador pode auxiliar no ensino e aprendizagem dos conceitos do Cálculo Diferencial e Integral quando materiais didáticos e significativos são produzidos. Elementos da teoria de Tall sobre as vantagens dos computadores na Educação, bem como a importância histórica do desenvolvimento de um exemplo de função contínua e não diferenciável são apresentados neste artigo. Além disso, é explorado o caso de uma função definida por um limite de uma série de funções. Também são apresentados comando e ferramentas que estão disponíveis no software GeoGebra. Como resultado, são apresentadas ferramentas que, possivelmente, podem contribuir com a prática, bem como avançar com a Educação Matemática no ensino superior.
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Referências
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