Desenvolvendo habilidades matemáticas e comportamento moral por meio de artefatos culturais: um estudo de atividades matemáticas experimentais na Praça Patan Durbar no Nepal

Palavras-chave: Etnomatemática, Carruagem Machchhindranath, Matemática Escolar, Artefatos Culturais, Trilhas de Matemática

Resumo

A educação nepalesa é frequentemente direcionada para a memorização mecânica e para os processos de ensino e aprendizagem centrados no professor. Nesse sentido, a instrução pode se tornar ativamente mais eficaz como uma ideia-chave quando os pesquisadores consideram esses processos ao realizarem pesquisas nessa área. Essa pesquisa é um estudo de caso etnográfico realizado em uma das escolas que está se transformando de uma abordagem tradicional de ensino e aprendizagem baseada em livros para um processo de aprendizagem baseado em um currículo específico favorável para as crianças. Como pesquisadores e formadores de professores, participamos de programas de treinamento de professores para várias escolas no Nepal. O que observamos durante os quatro anos de envolvimento é que apenas o treinamento não propicia mudanças no sistema escolar. Assim, esse programa está auxiliando os professores na elaboração de atividades instrucionais que lhes permitam galvanizar o seu trabalho para aumentar o envolvimento dos alunos. Essa pesquisa também indica como o comportamento moral pode ser desenvolvido por meio de atividades matemáticas nas quais os alunos realizam trabalhos de campo, em grupos, para promoverem diferentes objetivos. As crianças desenvolvem a sua compreensão por meio de atividades cotidianas, nas quais a perspectiva de diferentes contextos, culturas e grupos étnicos desempenha um papel vital. Nesse ponto, começamos a trabalhar com a instrução baseada em excursões. A mudança na instrução conduz os professores a elaborarem atividades e projetos que exijam que as crianças trabalhem fora do contexto escolar com objetivos curriculares. Esse projeto assegurou oportunidades de participação em atividades práticas e aprendizado experimental. Finalmente, essa pesquisa apoia a suposição de que o conhecimento matemático, a habilidade e o comportamento moral podem ser desenvolvidos por meio de atividades instrucionais diferenciadas baseadas em projetos, artefatos e práticas culturais, que são essenciais para garantir a eficácia do aprendizado dos alunos.

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Publicado
2020-03-04
Como Citar
SHARMA, T.; SHARMAN, T.; OREY, D. C. Desenvolvendo habilidades matemáticas e comportamento moral por meio de artefatos culturais: um estudo de atividades matemáticas experimentais na Praça Patan Durbar no Nepal. Revemop, v. 2, p. e202013, 4 mar. 2020.
Seção
Perspectivas internacionais da Etnomatemática: da pesquisa à prática