Estrelas no céu: Plêiades convidam a plenitude — uma memória etnomatemática no Brasil Central
Resumo
Este é um dia, um mês, um ano, e algumas décadas — incluindo estaçōes seca e chuvosa — na Matemática da vida real do Povo Indígena Kisêdjê do Território Wawi, Brasil Central. Segundo os Kisêdjê, também conhecidos como Suyá, o sol e as estrelas regem o céu, enquanto pessoas, animais e plantas criam realidade na terra. Estamos no estado do Mato Grosso, a 11 graus e 45 minutos de latitude sul; e 53 graus, 1 minuto de longitude oeste. A partir de 1981, esta memória etnomatemática traça momentos factuais da minha vida como uma educadora de matemática em escolas indígenas. As atividades práticas da vida real estão incluídas no “Caderno do Professor”. Isso inclui expediçōes de pesca, e excursōes a farmácias locais e hospitais distantes. Meu objetivo, no presente artigo, é mostrar que a Educação Matemática, incluindo a elaboração de mapas, fornece recursos importantes na luta pela soberania e autonomia dos povos indígenas no Brasil, nas Américas e no mundo.
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