Estrelas no céu: Plêiades convidam a plenitude — uma memória etnomatemática no Brasil Central

Palavras-chave: Etnomatemática, Povos Indígenas, Kisêdjê, Suyá, Brasil

Resumo

Este é um dia, um mês, um ano, e algumas décadas — incluindo estaçōes seca e chuvosa — na Matemática da vida real do Povo Indígena Kisêdjê do Território Wawi, Brasil Central. Segundo os Kisêdjê, também conhecidos como Suyá, o sol e as estrelas regem o céu, enquanto pessoas, animais e plantas criam realidade na terra. Estamos no estado do Mato Grosso, a 11 graus e 45 minutos de latitude sul; e 53 graus, 1 minuto de longitude oeste. A partir de 1981, esta memória etnomatemática traça momentos factuais da minha vida como uma educadora de matemática em escolas indígenas. As atividades práticas da vida real estão incluídas no “Caderno do Professor”. Isso inclui expediçōes de pesca, e excursōes a farmácias locais e hospitais distantes. Meu objetivo, no presente artigo, é mostrar que a Educação Matemática, incluindo a elaboração de mapas, fornece recursos importantes na luta pela soberania e autonomia dos povos indígenas no Brasil, nas Américas e no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Mauro William Barbosa. Is there Mathematics in the forest? HAU: Journal of Ethnographic Theory, v. 9, n. 1, p. 86-98, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Atlas geográfico indígena do Acre. Rio Branco: Comissão Pró-Índio do Acre, 1998.

Comissão Pró-Índio do Acre (CPI ACRE) Geografia Indígena. Professores Indígenas do Acre. Rio Branco: CPI-Acre, 1992.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: arte ou técnica de conhecer e aprender. São Paulo: Ática, 1990.

FERREIRA, Mariana K. Leal. Mapping Time, Space and the Body: Indigenous Knowledge and Mathematical Thinking in Brazil. Rotterdam: Sense Publishers, 2015.

FERREIRA, Mariana Kawall Leal. Madikauku: os dez dedos das mãos — Matemática e povos indígenas no Brasil. Brasília: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

FERREIRA, Mariana Kawall Leal. (Org.) Livros de Mapas de São Paulo. Brasília: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Fundamental, 1999.

FERREIRA, Mariana Kawall Leal. Acting for Indigenous Rights: Theatre to Change the World. Minnesota: University of Minnesota Human Rights Center, School of Law, 2013.

FERREIRA, Mariana Kawall Leal; LANG, Gretchen C. (Ed.). Indigenous Peoples and Diabetes: Community Empowerment and Wellness. Durham: Carolina Academic Press, 2006.

FERREIRA, Mariana Kawall Leal; SCHIESARI, Luís. Livro de Mapas da Associação Xavante Warã. Mato Grosso: Terra Indígena Sangradouro, Aldeia Idzô’uhu, 2002.

FRANCHETTO, Bruna. Céu, Terra, Homens. O calendário Kuikúro. In: FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Ed.). Idéias matemáticas de povos culturalmente distintos. São Paulo: FAPESP/MARI/Global, 2002, p. 101-118.

GAVAZZI, Renato Antônio. (Org.). Geografia indígena: Parque Indígena do Xingu. São Paulo: Instituto Socioambiental, 1996.

LEA, Vanessa Rosemary. Área indígena Kapoto: laudo antropológico. Campinas: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp), 1997.

LEA, Vanessa Rosemary. Parque indígena do Xingú: laudo antropológico. Campinas: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp), 1997.

LÉVI-STRAUSS, Claude. The Elementary Structures of Kinship. Boston: Beacon Press, 1949.

PEZZUTI, Juarez; CARNEIRO, Cristiane; MANTOVANELLI, Thais; GARZÓN, Biviany Rojas. Xingu, o rio que pulsa em nós. São Paulo: Instituto Socioambiental (ISA), 2018.

RICARDO, Carlos Alberto. (Org.). Povos Indígenas no Brasil, 1996/2000. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2000.

RICARDO, Fany Pantaleoni. (Org.). Interesses minerários em Terras Indígenas na Amazônia Legal brasileira. São Paulo: Instituto Socioambiental, 1999.

RURI’õ, Lucas; BIASE, Helena de Stilene. Daró Idzô’uhu Watsu’u. A História da Aldeia Abelhinha. São Paulo: Master Book, 2000.

SILVA, Maria Aracy Lopes da; RODRIGUES, Maria Carolina Young. Histórias de verdade. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992.

WERNER, David. Donde no hay doctor: guia para los campesinos que viven lejos de los centros medicos. Ciudad de Mexico: Editorial Pax-Mexico, 1973.

Publicado
2020-03-04
Como Citar
FERREIRA, M. K. L. Estrelas no céu: Plêiades convidam a plenitude — uma memória etnomatemática no Brasil Central. Revemop, v. 2, p. e202004, 4 mar. 2020.
Seção
Perspectivas internacionais da Etnomatemática: da pesquisa à prática