A Modelagem Matemática na educação como recurso na formação crítica dos alunos no Ensino Fundamental

Palavras-chave: Modelagem Matemática, Educação Matemática Crítica, Cenários para Investigação

Resumo

Esse artigo traz resultados de pesquisa sobre possibilidades e limites de intervenção utilizando modelagem matemática em uma vertente crítica. O foco são as reflexões matemáticas que emergem em ambiente de modelagem constituído como um cenário para investigação, considerando as contribuições para uma formação crítica dos participantes. Referenciais em Skovsmose (2000, 2001, 2008) e a metodologia em Skovsmose e Borba (2004) sustentam seu desenvolvimento. Participantes são o primeiro autor do artigo e seis alunos voluntários de uma escola pública. Resultados evidenciam que as atividades de modelagem realizadas surgem como desencadeadoras de reflexões sobre a Matemática e seu uso, ampliando visão inicial que identifica aquele conhecimento com o que é ensinado na escola e o reduz às quatro operações em seu uso cotidiano, enquanto contribuem para a formação crítica dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Jussara de Loiola. Brazilian research on modelling in Mathematics Education. ZDM: Mathematics Education, v. 42, n. 2, p. 337-248, mar. 2010.

ARAÚJO, Jussara de Loiola. Modelagem Matemática no curso de Geografia: prática educacional e contexto de uma pesquisa. In: III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2006, Águas de Lindóia. Resumos do III SIPEM. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM, 2006, p. 157-158.

ARAÚJO, Jussara de Loiola. Relação entre Matemática e realidade em algumas perspectivas de modelagem matemática na Educação Matemática. In: BARBOSA, Jonei Cerqueira; CALDEIRA, Ademir Donizeti; ARAÚJO, Jussara de Loiola. (Org.) Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: pesquisas e práticas educacionais. Recife: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2007, p. 17-32.

ARAÚJO, Jussara de Loiola. Uma abordagem sócio crítica da Modelagem Matemática: a perspectiva da Educação Matemática Crítica. Alexandria, Florianopolis, v. 2, n. 2, p. 55-68. 2009.

ARAÚJO, Jussara de Loiola; FUSARO, Márcia Maria; LUZ, Cristian, Reis; RIBEIRO, Ana Regina. Efemeridade dos cenários para investigação em um episódio de sala de aula de Matemática com tecnologias. Zetetiké, Campinas, v. 16, n. 29, p.7-40, jan./jun. 2008.

BARBOSA, Jonei Carlos. A prática dos alunos no ambiente de Modelagem Matemática: o esboço de um framework. In: BARBOSA, Jonei Cerqueira; CALDEIRA, Ademir Donizeti; ARAÚJO, Jussara de Loiola. (Org.) Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: pesquisas e práticas educacionais. Recife: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2007, p. 161-174.

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem Matemática: O que é? Por quê? Como? Veriatati, n. 4, p. 73-80. 2004.

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: 24ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2001, Caxambu. Anais da 24ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED. Rio de Janeiro: ANPED, 2001, p. 1-12.

BARBOSA, Jonei Cerqueira; CALDEIRA, Ademir Donizeti; ARAÚJO, Jussara de Loiola. (Org.) Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: pesquisas e práticas educacionais. Recife: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2007.

BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

BORBA, Marcelo de Carvalho; SKOVSMOSE, Ole. A ideologia da certeza em Matemática. In: SKOVSMOSE, Ole. A Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001, p. 127-148.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática. São Paulo, SP: Editora Ática, 1990.

FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. Zetetiké, Campinas, v. 3, n. 4, p. 1-37, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 42 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

PONTE, João Pedro; QUARESMA, Marisa. Teachers’ professional practice conducting mathematical discussions. Educational Studies of Mathematics, v. 93, n.1, p. 51-66, feb. 2016.

ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. Cultural assertions and challenges towards pedagogical action of an Ethnomathematics Program. For the Learning of Mathematics, v. 27, n. 1, p. 10-16, mar. 2007.

SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema, Rio Claro, v. 13, n. 14, p. 66- 91. 2000.

SKOVSMOSE, Ole. Desafios de reflexão em Educação Matemática Crítica. Papirus, 2008.

SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. 4. ed. Papirus, 2001.

SKOVSMOSE, Ole; BORBA, Marcelo de Carvalho. Research methodology and Critical Mathematics Education. In: VALERO, Paola; ZEVEMBERGEN, Robyn. (Ed.). Researching the sócio-political dimension of Mathematics Education: issues of power in theory and methodology. New York: Kluwer Academic Publishers, 2004, p. 207-226.

SOUSA, Danielly Barbosa de; RÊGO, Rômulo Marinho do. O uso da Modelagem Matemática no estudo de Geometria no 8º ano do Ensino Fundamental. In: XIII ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009, Goiânia. Anais do XIII EBRAPEM. Goiânia: UFG, 2009, p. 1-20.

Publicado
2020-04-22
Como Citar
ROCHA, A. L.; PINTO, M. M. F. A Modelagem Matemática na educação como recurso na formação crítica dos alunos no Ensino Fundamental. Revemop, v. 2, p. e202017, 22 abr. 2020.
Seção
Artigos