O Conhecimento especializado do professor que ensina Matemática no manual didático brasileiro do primeiro ano do Ensino Fundamental
Resumo
O artigo é uma pesquisa bibliográfica descritiva qualitativa, do manual didático ÁPIS do primeiro ano do ensino fundamental, mais distribuído nas escolas públicas no ano de 2018 segundo dados do PNLD. Buscamos notar os subdomínios do modelo MTSK, presentes nas diretrizes do manual para os professores. Separamos dois trechos de cada unidade de conteúdo apresentada no manual, retiramos e evidenciamos as partes encontradas justificando-as, de acordo com o subdomínio equivalente. Os subdomínios encontrados em maior número, são os pertencentes ao MK, que permite ao professor ensinar os alunos a matemática como um conjunto de regras próprias e estruturada, podendo ser aplicada em qualquer nível de aprendizado do aluno.
Downloads
Referências
BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content Knowledge for Teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389–407, 2008.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
CARRILLO, Y. J., et al. The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education. V.20 ed 3, 2018.
DANTE. L. R. Ápis Alfabetização Matemática de 1º ano – Manual didático do professor. São Paulo: Editora Ática, 2016.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MORIEL JUNIOR, Jeferson G.. Conhecimento Especializado Para Ensinar Divisão De Frações. 2014. 10.13140/2.1.1314.8965. Disponível em: https://www.researchgate.net/figure/Quadro-8-Subdominios-do-MTSK_fig1_272179124 Acesso em: 18 de out. de 2019, às 15:40.
RIBEIRO, M.; MARMORE, J.; ALENCAR, E. S. Lente Teórica: Mathematics Teacher?S Specialised Knowledge ? Mtsk. In: Edvonete Souza de Alencar. (Org.). Literatura infantil para o ensino de Matemática como recurso para a formação de professores. 1ed. Belém: Twee, 2019, v. 1, p. 46-60.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.