O Conhecimento especializado do professor que ensina Matemática no manual didático brasileiro do primeiro ano do Ensino Fundamental

Palavras-chave: Professor de Matemática, Manual Didático, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Ensino de Matemática

Resumo

O artigo é uma pesquisa bibliográfica descritiva qualitativa, do manual didático ÁPIS do primeiro ano do ensino fundamental, mais distribuído nas escolas públicas no ano de 2018 segundo dados do PNLD. Buscamos notar os subdomínios do modelo MTSK, presentes nas diretrizes do manual para os professores. Separamos dois trechos de cada unidade de conteúdo apresentada no manual, retiramos e evidenciamos as partes encontradas justificando-as, de acordo com o subdomínio equivalente. Os subdomínios encontrados em maior número, são os pertencentes ao MK, que permite ao professor ensinar os alunos a matemática como um conjunto de regras próprias e estruturada, podendo ser aplicada em qualquer nível de aprendizado do aluno.

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Biografia do Autor

Camila Fernanda Pereira da Luz, Universidade Federal da Grande Dourados

Iniciação científica do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Grande Dourados. Graduanda de Pedagogia da Universidade Federal da Grande Dourados.

Edvonete Souza de Alencar, Universidade Federal da Grande Dourados
Doutorando em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD),Dourados, Mato Grosso do Sul , Brasil.          

Referências

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Publicado
2020-12-03
Como Citar
LUZ, C. F. P. DA; ALENCAR, E. S. DE. O Conhecimento especializado do professor que ensina Matemática no manual didático brasileiro do primeiro ano do Ensino Fundamental. Revemop, v. 2, p. e202022, 3 dez. 2020.
Seção
Artigos