Levantamento de pesquisas brasileiras sobre o Conhecimento Matemático para o Ensino e Formação de Professores

Palavras-chave: Educação Matemática, Formação de professores de Matemática, Conhecimento matemático para o ensino, levantamento

Resumo

Esse artigo apresenta um levantamento de pesquisas brasileiras sobre o conhecimento matemático para o ensino, a partir do banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Ao todo, foram levantadas 33 pesquisas. Todos os estudos são qualitativos, nos quais a coleta de informações se deu, principalmente, por meio de observação (apoiada por gravações em áudio e vídeo, além de diário de campo), questionários, entrevistas e registros produzidos por participantes de cursos de extensão, disciplinas e grupos de estudo. Os resultados evidenciam lacunas na formação dos participantes em relação aos conhecimentos matemáticos para o ensino e sugerem a necessidade de atenção aos mesmos tanto nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia, quanto em ações de formação continuada.

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Biografia do Autor

Rosângela Milagres Patrono, UFOP

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), campus Mariana. Técnica e Assuntos Educacionais no IFMG, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Ana Cristina Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Titular da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado
2021-01-13
Como Citar
PATRONO, R. M.; FERREIRA, A. C. Levantamento de pesquisas brasileiras sobre o Conhecimento Matemático para o Ensino e Formação de Professores. Revemop, v. 3, p. e202102, 13 jan. 2021.
Seção
Artigos