A Etnomatemática na formação inicial dos futuros professores de Matemática: revelando olhares e marcas

Palavras-chave: Etnomatemática, Formação inicial de professores de Matemática, Currículo

Resumo

Este artigo é baseado em uma pesquisa de doutorado que  teve como objetivo analisar como a disciplina do currículo de formação na Licenciatura em Matemática, que traz no título a palavra Etnomatemática, pode contribuir para a construção dos saberes dos futuros professores de Matemática.  Identificamos por meio de consulta à plataforma e-MEC os cursos que apresentam uma disciplina intitulada de Etnomatemática, elegemos como sujeitos da pesquisa o professor atual da disciplina e alunos que já cursaram essa disciplina. Temos ao todo 37 sujeitos para pesquisa: 5 professores que lecionam a disciplina Etnomatemática e 32 alunos que já cursaram a mesma. A metodologia envolveu uma entrevista com cada um desses professores e um questionário eletrônico com cada um desses alunos. Em seguida buscamos estabelecer articulações, aproximações e distanciamento entre os discursos. Este artigo traz alguns resultados  da pesquisa, e aborda algumas contribuições da Etnomatemática, no que tange a quebrando paradigmas em relação a universalidade da Matemática e as suas implicações na perspectiva de ensino aprendizagem dos futuros professores. Os graduandos que participaram da pesquisa apontaram como marcas: a necessidade da valorização do contexto social, econômico e cultural dos futuros estudantes, o reconhecimento da Matemática como uma construção humana e uma  das etnomatemáticas existentes, a abertura para o diálogo e a humanização do processo de ensino aprendizagem.

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Biografia do Autor

Gisele Americo Soares, UNESA e AEDB

Doutora em Educação pela Universidade Federal  Fluminense  (UFF), campus Gragoatá. Professora da Universidade Estácio de Sá, AEDB e Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro. Resende, RJ, Brasil

Maria Cecilia Fantinato, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), campus São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

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Publicado
2021-07-26
Como Citar
SOARES, G. A.; FANTINATO, M. C. A Etnomatemática na formação inicial dos futuros professores de Matemática: revelando olhares e marcas. Revemop, v. 3, p. e202120, 26 jul. 2021.
Seção
Pesquisas em Educação Matemática e suas relações com a área da Educação