Educação Matemática e suas relações com campos disciplinares e profissionais na elaboração de novos saberes

Palavras-chave: Educação Matemática, Campo científico, Saber profissional

Resumo

O texto apresenta resultados de pesquisa que vêm sendo obtidos por projeto de investigação coletiva que toma por tema a matemática presente no ensino e na formação de professores. Essa pesquisa de caráter histórico-epistemológico utiliza-se de ferramental teórico-metodológico vindo da sociologia (Pierre Bourdieu), da história social da educação (Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly e, também da história cultural (André Chervel). O artigo norteia-se pela questão: que processos e dinâmicas estão presentes nas mudanças que ocorrem relativamente à matemática considerada como um saber profissional do professor que ensina matemática? Este estudo tem por objetivo demonstrar que tal questão se revela como própria e original à Educação Matemática, descortinando as relações que esse novo campo de pesquisa estabelece com o campo disciplinar matemático, as ciências da educação e o campo profissional da docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Valente, UNIFESP

Professor Associado Livre Docente do Departamento de Educação da UNIFESP, Brasil.

Referências

BERTINI, Luciane de Fatima; MORAIS, Rosilda dos Santos; VALENTE, Wagner Rodrigues. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

BOURDIEU, Pierre. Science de la Science et réflexivité. Paris: Raisons D’Agir Éditions, 2001.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, São Paulo, n. 2, p. 177-231, 1990.

CIEM. Rapport préliminaire sur l’organisation de la Commission et le plan general de ses travaux. In: L’Enseignement mathématique. Paris/Genève. v. 10, 1908.

FIORENTINI, Dario; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; LIMA, Rosana Catarina Rodrigues (Orgs.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001-2012. Campinas: FE/UNICAMP, 2016.

FIORENTINI, Dario et al. Estudos do estado da arte da pesquisa sobre o professor que ensina matemática. Dossiê Temático. Zetetiké, Campinas, v. 25, n. 1, p. 1-6, 2017.

HÉBRARD, Jean. A escolarização dos saberes elementares na época moderna. Teoria & Educação, São Paulo, n. 2, p. 65-110, 1990.

HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: VALENTE, Wagner Rodrigues.; HOFSTETTER, Rita (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 113-172.

HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. "Profissionalização" e formação de professores: uma tipologia dos saberes de referência para a docência. In: VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: Saberes em Debate para a Formação de Professores. São Paulo: Livraria da Física, 2020.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.

KLEIN, Félix. Matemática elementar de um ponto de vista superior. Volume I – Parte I – Aritmética. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Matemática, 2009 [1908].

LIMA, Elon Lages. Matemática e Ensino. Lisboa: Gradiva, 2004.

RAMOS, C. R.; SILVA, J. A. A emergência da área de ensino de ciências e matemática da Capes enquanto comunidade científica: um estudo documental. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 363-380, 2014.

SILVA, Circe Mary Silva A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP e a formação de professores de matemática. Anais da 23ª. Reunião Anual da ANPEd. 24 a 28 de setembro de 2000. Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/textos/1925p_poster.PDF. Acesso em: 15 abril. 2021.

VINCENT, Guy.; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, p. 7-47, jun. 2001.

Publicado
2021-07-26
Como Citar
VALENTE, W. R. Educação Matemática e suas relações com campos disciplinares e profissionais na elaboração de novos saberes. Revemop, v. 3, p. e202118, 26 jul. 2021.
Seção
Pesquisas em Educação Matemática e suas relações com a área da Educação