Educação Matemática e suas relações com campos disciplinares e profissionais na elaboração de novos saberes
Resumo
O texto apresenta resultados de pesquisa que vêm sendo obtidos por projeto de investigação coletiva que toma por tema a matemática presente no ensino e na formação de professores. Essa pesquisa de caráter histórico-epistemológico utiliza-se de ferramental teórico-metodológico vindo da sociologia (Pierre Bourdieu), da história social da educação (Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly e, também da história cultural (André Chervel). O artigo norteia-se pela questão: que processos e dinâmicas estão presentes nas mudanças que ocorrem relativamente à matemática considerada como um saber profissional do professor que ensina matemática? Este estudo tem por objetivo demonstrar que tal questão se revela como própria e original à Educação Matemática, descortinando as relações que esse novo campo de pesquisa estabelece com o campo disciplinar matemático, as ciências da educação e o campo profissional da docência.
Downloads
Referências
BERTINI, Luciane de Fatima; MORAIS, Rosilda dos Santos; VALENTE, Wagner Rodrigues. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017.
BOURDIEU, Pierre. Science de la Science et réflexivité. Paris: Raisons D’Agir Éditions, 2001.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, São Paulo, n. 2, p. 177-231, 1990.
CIEM. Rapport préliminaire sur l’organisation de la Commission et le plan general de ses travaux. In: L’Enseignement mathématique. Paris/Genève. v. 10, 1908.
FIORENTINI, Dario; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; LIMA, Rosana Catarina Rodrigues (Orgs.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001-2012. Campinas: FE/UNICAMP, 2016.
FIORENTINI, Dario et al. Estudos do estado da arte da pesquisa sobre o professor que ensina matemática. Dossiê Temático. Zetetiké, Campinas, v. 25, n. 1, p. 1-6, 2017.
HÉBRARD, Jean. A escolarização dos saberes elementares na época moderna. Teoria & Educação, São Paulo, n. 2, p. 65-110, 1990.
HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: VALENTE, Wagner Rodrigues.; HOFSTETTER, Rita (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 113-172.
HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. "Profissionalização" e formação de professores: uma tipologia dos saberes de referência para a docência. In: VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: Saberes em Debate para a Formação de Professores. São Paulo: Livraria da Física, 2020.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.
KLEIN, Félix. Matemática elementar de um ponto de vista superior. Volume I – Parte I – Aritmética. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Matemática, 2009 [1908].
LIMA, Elon Lages. Matemática e Ensino. Lisboa: Gradiva, 2004.
RAMOS, C. R.; SILVA, J. A. A emergência da área de ensino de ciências e matemática da Capes enquanto comunidade científica: um estudo documental. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 363-380, 2014.
SILVA, Circe Mary Silva A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP e a formação de professores de matemática. Anais da 23ª. Reunião Anual da ANPEd. 24 a 28 de setembro de 2000. Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/textos/1925p_poster.PDF. Acesso em: 15 abril. 2021.
VINCENT, Guy.; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, p. 7-47, jun. 2001.
Copyright (c) 2021 Revemop
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.