Professores de matemática e a articulação dos sentidos atribuídos às representações semióticas em situações de tratamento. O caso da probabilidade simples

Palavras-chave: Função semiótica, Configurações cognitivas, Articulação dos sentidos, Tratamento

Resumo

São apresentados resultados parciais de uma investigação sobre as dificuldades encontradas pelos professores de matemática para articular os significados atribuídos às representações semióticas obtidas através do tratamento, especificamente relacionadas com uma tarefa de probabilidade: “jogar um dado e obter um número par”, analisada com as ferramentas do Approach Ontosemiotic (EOS), que se desenvolveu no marco do Doutorado em Educação da Universidade Francisco José de Caldas (Colômbia). Foi conduzido a partir de um estudo de caso, com base em entrevistas baseadas em tarefas. Constatou-se que os professores calculam corretamente a probabilidade solicitada, eles reconhecem que ela pode ser representada por diferentes expressões aritméticas (equivalência sintática); no entanto, eles não reconhecem a equivalência semântica entre essas expressões; além disso, esses resultados são semelhantes aos relatados em pesquisas anteriores realizadas com alunos.

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Biografia do Autor

Gladys Mejia Osorio, Universidad Distrital Francisco José de Caldas

Estudiante de Doctorado interinstitucional- DIE. Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Bogotá (Colombia).

Pedro Javier Rojas Garzón, Universidad Distrital Francisco José de Caldas

Doctor en Educación. Profesor de la Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Bogotá (Colombia).

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Publicado
2021-07-06
Como Citar
OSORIO, G. M.; GARZÓN, P. J. R. Professores de matemática e a articulação dos sentidos atribuídos às representações semióticas em situações de tratamento. O caso da probabilidade simples. Revemop, v. 3, p. e202112, 6 jul. 2021.
Seção
Enfoque Ontosemiótico: abordagens teóricas, metodológicas e práticas