A Formação Continuada de Professores na perspectiva dos Conhecimentos Didáticos Matemáticos

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem dos números racionais, Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática, Educação Básica

Resumo

O presente estudo visa identificar e analisar as possíveis contribuições do sistema modular Conhecimentos Didáticos Matemáticos (CDM) em um curso formativo e investigativo com professores de Matemática. Para tal, organizou-se um curso na perspectiva do CDM para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental. A pesquisa, de base qualitativa, teve seus dados analisados a partir do Guia de Avaliação da Idoneidade Didática de Processos de Instrução em Educação Matemática. Esse guia fornece componentes e indicadores para analisar e avaliar cursos de formação de professores por meio das dimensões do CDM. As atividades do curso foram construídas, desenvolvidas e registradas por meio de portfólios individuais e socializadas entre o grupo. Ao analisa-los aponta-se que serviram para orientar e organizar as atividades além de propiciar a reflexão sobre os conhecimentos mobilizados, principalmente epistêmicos e cognitivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Pujol Goulart Carpes, UNIPAMPA

Doutor em Ensino Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana. Professora da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Itaqui, RS, Brasil.

Eleni Bisognin, Universidade Franciscana

Doutora em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor da Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, RS, Brasil.

Referências

BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content knowledge for teaching. What makes it special? Journal of Teacher Education, USA, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.

BEHR, Merlyn; LESH, Richard; POST, Thomas; SILVER, Edward. Rational number concepts. In LESH, Richard; LANDAU, Marsha. (Eds.). Acquisition of Mathematics Concepts and Processes. New York: Academic Press, 1983. p. 91-125

BORBA, Marcelo Carvalho. A pesquisa qualitativa em Educação Matemática. In: ANAIS DA 27ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, Caxambu, MG, p. 21-24, 2004. CD-ROM. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/gpimem/downloads/artigos/borba/borba-minicurso_a-pesquisa-qualitativa-em-em.pdf. Acesso em 30 abr. 2021

BREDA, Adriana; FONT, Vicenc; LIMA, Valderez Marina do Rosário. A noção de idoneidade didática e seu uso na formação de professores de matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática. v.8, n.2; p. 1-41, 2015.

CARPES, Patrícia Pujol Goulart. Conhecimentos didático-matemáticos do professor de Matemática para o ensino dos números racionais. 2019. 265f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática), Universidade Franciscana, Santa Maria, Rio Grande do Sul.

FONT, Vicenc; GODINO, Juan. Díaz; GALLARDO, Jesús. The emergence of objects from mathematical practices. Educational Studies in Mathematics, Switzerland, v. 82, p. 97-124, 2013.

GODINO, Juan Díaz.; BATANERO, Carmen. Significado institucional y personal de los objetos matematicos. Recherches en Didactique des Mathématiques, France, v. 14, n.3, p. 325-355, 1994.

GODINO, Juan Díaz. Un enfoque ontologico y semiotico de la cognicion matematica. Recherches en Didactique des Mathématiques, France, v. 22, n. 2/3, p. 237-284, 2002.

GODINO, Juan Díaz; BATANERO, Carmen; FONT, Vicenc. The onto-semiotic approach to research in mathematics education. ZDM. The International Journal on Mathematics Education, USA, v. 39, n. 1-2, p. 127-135, 2007.

GODINO, Juan Díaz. et al. Componentes e indicadores de idoneidade de programas de formação de professores em educação matemática. REVEMAT. Florianópolis, v. 08, n. 1, p. 46-74, 2013.

GODINO, Juan Díaz Construyendo un sistema modular e inclusivo de herramientas teoricas para la educacion matematica. In: CONTRERAS, J.M. et al (Eds.), Actas del Segundo Congreso International Virtual sobre el Enfoque Ontosemiótico del Conocimiento y la Instrucción Matemática. 2017. Disponible em: http://enfoqueontosemiotico.ugr.es/civeos.html. Acesso em 30 abr. 2021.

GODINO, Juan Díaz; BATANERO, Carmen; BURGOS, María; GEA, María M. Uma perspectiva ontosemiótica dos problemas e métodos de pesquisa em educação matemática. Revemop, v. 3, p. e202107, 21 jun. 2021. DOI: doi.org/10.33532/revemop.e202107

GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000. 239f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2000.

IMBERNON, Francisco. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. 9 ed. São Paulo: Editora Cortez. 2017.

LAMON, Susan. Teaching fractions and ratios for understanding: essential content knowledge and instructional strategies for teachers. 2 ed. Mahwah: Lawrence Erlbaum Association. 2006.

MAGINA, Sandra; CAMPOS, Tania. A fração na perspectiva do professor e do aluno dos dois primeiros ciclos do Ensino Fundamental. Boletim de Educação Matemática: Rio Claro, ano 21, n. 31, p. 23-40, 2008.

MALASPINA, Uldorico. La creación de problemas como medio para potenciar la articulación de competencias y conocimientos del profesor de matemáticas (2017). In: CONTRERAS, J. M; ARTEAGA, P.; CAÑADAS, G. R. ; GEA, M. M.; GIAOMONE, B.; LÓPEZ-MARTÍN, M. M. (Eds.), Actas del Segundo Congreso International Virtual sobre el Enfoque Ontosemiótico del Conocimiento y la Instrucción Matemáticos. Disponível em: http://enfoqueontosemiotico.ugr.es/civeos.html. Acesso 07 dez. 2020.

MALET, Omar; GIACOMONE, Belen; REPETTO, Ana Maria. A Idoneidade didática como ferramenta metodológica: desenvolvimento e contextos de uso. Revemop, v. 3, p. e202110, 22 jun. 2021. DOI: doi.org/10.33532/revemop.e202110

MURPHY, Sandra. Teachers and students: reclaiming assessment via portfolios. In: YANCEY, K.B.; WEISER, I. (ed.). Situating portfolios: four perspectives. Logan, Utah: Utah State University Press, 1997. p. 72-88.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PINO-FAN, Luis; GODINO, Juan Díaz. Perspectiva ampliada del conocimiento didáctico-matemático del professor. Paradigma, São Paulo, v. XXXVI, n. 1, p. 87– 109, 2015.

SCHOENFELD. Alan; KILPATRICK, Jeremy. Towards a theory of profiency in teaching mathematics. In: TIROSH, D.; WOOD, T.L. (Eds.) Tools and processes in mathematics teacher education. Rotterdam: Sense Publishers. p. 321-354, 2008.

SHULMAN, Lee. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, USA, v.15, n.2, p. 4-14, 1986.

SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, USA, v. 57, n.1, p. 1-22, 1987.

SILVA, Maria José Ferreira. Investigando saberes de professores do ensino fundamental com enfoque em números fracionários para a quinta série. 2005. 302f. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

Publicado
2021-06-23
Como Citar
CARPES, P. P. G.; BISOGNIN, E. A Formação Continuada de Professores na perspectiva dos Conhecimentos Didáticos Matemáticos. Revemop, v. 3, p. e202111, 23 jun. 2021.
Seção
Enfoque Ontosemiótico: abordagens teóricas, metodológicas e práticas