A Formação Continuada de Professores na perspectiva dos Conhecimentos Didáticos Matemáticos
Resumo
O presente estudo visa identificar e analisar as possíveis contribuições do sistema modular Conhecimentos Didáticos Matemáticos (CDM) em um curso formativo e investigativo com professores de Matemática. Para tal, organizou-se um curso na perspectiva do CDM para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental. A pesquisa, de base qualitativa, teve seus dados analisados a partir do Guia de Avaliação da Idoneidade Didática de Processos de Instrução em Educação Matemática. Esse guia fornece componentes e indicadores para analisar e avaliar cursos de formação de professores por meio das dimensões do CDM. As atividades do curso foram construídas, desenvolvidas e registradas por meio de portfólios individuais e socializadas entre o grupo. Ao analisa-los aponta-se que serviram para orientar e organizar as atividades além de propiciar a reflexão sobre os conhecimentos mobilizados, principalmente epistêmicos e cognitivos.
Downloads
Referências
BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content knowledge for teaching. What makes it special? Journal of Teacher Education, USA, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.
BEHR, Merlyn; LESH, Richard; POST, Thomas; SILVER, Edward. Rational number concepts. In LESH, Richard; LANDAU, Marsha. (Eds.). Acquisition of Mathematics Concepts and Processes. New York: Academic Press, 1983. p. 91-125
BORBA, Marcelo Carvalho. A pesquisa qualitativa em Educação Matemática. In: ANAIS DA 27ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, Caxambu, MG, p. 21-24, 2004. CD-ROM. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/gpimem/downloads/artigos/borba/borba-minicurso_a-pesquisa-qualitativa-em-em.pdf. Acesso em 30 abr. 2021
BREDA, Adriana; FONT, Vicenc; LIMA, Valderez Marina do Rosário. A noção de idoneidade didática e seu uso na formação de professores de matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática. v.8, n.2; p. 1-41, 2015.
CARPES, Patrícia Pujol Goulart. Conhecimentos didático-matemáticos do professor de Matemática para o ensino dos números racionais. 2019. 265f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática), Universidade Franciscana, Santa Maria, Rio Grande do Sul.
FONT, Vicenc; GODINO, Juan. Díaz; GALLARDO, Jesús. The emergence of objects from mathematical practices. Educational Studies in Mathematics, Switzerland, v. 82, p. 97-124, 2013.
GODINO, Juan Díaz.; BATANERO, Carmen. Significado institucional y personal de los objetos matematicos. Recherches en Didactique des Mathématiques, France, v. 14, n.3, p. 325-355, 1994.
GODINO, Juan Díaz. Un enfoque ontologico y semiotico de la cognicion matematica. Recherches en Didactique des Mathématiques, France, v. 22, n. 2/3, p. 237-284, 2002.
GODINO, Juan Díaz; BATANERO, Carmen; FONT, Vicenc. The onto-semiotic approach to research in mathematics education. ZDM. The International Journal on Mathematics Education, USA, v. 39, n. 1-2, p. 127-135, 2007.
GODINO, Juan Díaz. et al. Componentes e indicadores de idoneidade de programas de formação de professores em educação matemática. REVEMAT. Florianópolis, v. 08, n. 1, p. 46-74, 2013.
GODINO, Juan Díaz Construyendo un sistema modular e inclusivo de herramientas teoricas para la educacion matematica. In: CONTRERAS, J.M. et al (Eds.), Actas del Segundo Congreso International Virtual sobre el Enfoque Ontosemiótico del Conocimiento y la Instrucción Matemática. 2017. Disponible em: http://enfoqueontosemiotico.ugr.es/civeos.html. Acesso em 30 abr. 2021.
GODINO, Juan Díaz; BATANERO, Carmen; BURGOS, María; GEA, María M. Uma perspectiva ontosemiótica dos problemas e métodos de pesquisa em educação matemática. Revemop, v. 3, p. e202107, 21 jun. 2021. DOI: doi.org/10.33532/revemop.e202107
GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000. 239f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2000.
IMBERNON, Francisco. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. 9 ed. São Paulo: Editora Cortez. 2017.
LAMON, Susan. Teaching fractions and ratios for understanding: essential content knowledge and instructional strategies for teachers. 2 ed. Mahwah: Lawrence Erlbaum Association. 2006.
MAGINA, Sandra; CAMPOS, Tania. A fração na perspectiva do professor e do aluno dos dois primeiros ciclos do Ensino Fundamental. Boletim de Educação Matemática: Rio Claro, ano 21, n. 31, p. 23-40, 2008.
MALASPINA, Uldorico. La creación de problemas como medio para potenciar la articulación de competencias y conocimientos del profesor de matemáticas (2017). In: CONTRERAS, J. M; ARTEAGA, P.; CAÑADAS, G. R. ; GEA, M. M.; GIAOMONE, B.; LÓPEZ-MARTÍN, M. M. (Eds.), Actas del Segundo Congreso International Virtual sobre el Enfoque Ontosemiótico del Conocimiento y la Instrucción Matemáticos. Disponível em: http://enfoqueontosemiotico.ugr.es/civeos.html. Acesso 07 dez. 2020.
MALET, Omar; GIACOMONE, Belen; REPETTO, Ana Maria. A Idoneidade didática como ferramenta metodológica: desenvolvimento e contextos de uso. Revemop, v. 3, p. e202110, 22 jun. 2021. DOI: doi.org/10.33532/revemop.e202110
MURPHY, Sandra. Teachers and students: reclaiming assessment via portfolios. In: YANCEY, K.B.; WEISER, I. (ed.). Situating portfolios: four perspectives. Logan, Utah: Utah State University Press, 1997. p. 72-88.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PINO-FAN, Luis; GODINO, Juan Díaz. Perspectiva ampliada del conocimiento didáctico-matemático del professor. Paradigma, São Paulo, v. XXXVI, n. 1, p. 87– 109, 2015.
SCHOENFELD. Alan; KILPATRICK, Jeremy. Towards a theory of profiency in teaching mathematics. In: TIROSH, D.; WOOD, T.L. (Eds.) Tools and processes in mathematics teacher education. Rotterdam: Sense Publishers. p. 321-354, 2008.
SHULMAN, Lee. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, USA, v.15, n.2, p. 4-14, 1986.
SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, USA, v. 57, n.1, p. 1-22, 1987.
SILVA, Maria José Ferreira. Investigando saberes de professores do ensino fundamental com enfoque em números fracionários para a quinta série. 2005. 302f. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Copyright (c) 2021 Revemop
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.