O Enfoque Ontossemiótico: uma análise da geometria na coleção de livro didático de Matemática no Ensino Técnico Integrado ao Médio

Palavras-chave: Enfoque Ontossemiótico, Geometria, Livro Didático, Materiais Curriculares

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar alguns resultados da dissertação de mestrado intitulada “Análise da geometria na coleção de livro didático de Matemática no Ensino Técnico Integrado ao Médio do Centro Paula Souza”, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul em São Paulo, tendo como pressupostos uma perspectiva investigativa que visa analisar qualitativamente materiais curriculares (livro didático) de uma coleção do Ensino Médio no âmbito da geometria. Para análise em questão, foram utilizados quadros desenvolvidos a partir das adequações didáticas (epistêmica, mediacional e ecológica) oriundas dos pressupostos do Enfoque Ontossemiótico. Assim, este artigo discorrerá sobre os quadros de adequação didática supramencionado visando oferecer subsídios para que professores possam guiar-se ao analisarem livros didáticos.

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Biografia do Autor

Wagner Barbosa de Lima Palanch, Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

Doutor e Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL).

Renata Barbosa Ferreira, Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Professora de Matemática no Ensino Técnico Integrado ao Médio do Centro Paula Souza.

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Publicado
2021-07-07
Como Citar
PALANCH, W. B. DE L.; FERREIRA, R. B. O Enfoque Ontossemiótico: uma análise da geometria na coleção de livro didático de Matemática no Ensino Técnico Integrado ao Médio. Revemop, v. 3, p. e202113, 7 jul. 2021.
Seção
Enfoque Ontosemiótico: abordagens teóricas, metodológicas e práticas