Produtos Notáveis e Emoções: uma análise de Práticas Matemáticas sob o viés dos Critérios de Idoneidade Didática

Palavras-chave: Emoções, Prática Matemática, Critérios de Idoneidade Didática, Produtos Notáveis

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um sistema de noções teóricas utilizadas para descrever, avaliar e comparar como duas professoras da Educação Básica, da rede pública e privada do município de Vitória da Conquista – Bahia, Brasil, direcionaram suas atenções às emoções em suas práticas matemáticas, quando trabalharam o mesmo conteúdo matemático: Produtos Notáveis. Dentro de uma abordagem qualitativa, a Observação Participante foi empregada como principal técnica de produção dos dados, auxiliada pelos instrumentos diário de campo e gravador de áudio. Ao estabelecer uma análise geral e comparativa entre as práticas observadas, à luz do referencial teórico dos Critérios de Idoneidade Didática (CID), verificamos que a professora que melhor atenção deu o Critério Afetivo, a partir do empreendimento de atividades motivadoras, teve, consequentemente, a elevação também dos demais Critérios de Idoneidade em sua prática matemática.

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Biografia do Autor

Luciana Correia de Amorim, UESB / Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinoco

Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudeste da Bahia (UESB). Professora do Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinoco, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutorado em Didática da Matemática pela Universidade de Santiago de Compostela (USC). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Professora Bolsista Produtividade da Capes PQ-2.

Sandra Maria Pinto Magina, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutorado em Mathematics Education. University of London, UL, Inglaterra.  Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil. (UESC), Ilhéus, Bahia, Brasil. Professora Bolsista Produtividade da Capes PQ-2.

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Publicado
2021-10-30
Como Citar
AMORIM, L. C. DE; GUSMÃO, T. C. R. S.; MAGINA, S. M. P. Produtos Notáveis e Emoções: uma análise de Práticas Matemáticas sob o viés dos Critérios de Idoneidade Didática. Revemop, v. 3, p. e202132, 30 out. 2021.
Seção
Enfoque Ontosemiótico: abordagens teóricas, metodológicas e práticas