Análise da produção escrita de questões de matemática do Vestibular 2020 da Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave: Educação Matemática, Avaliação da Aprendizagem Escolar, Análise da produção escrita em matemática

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as produções escritas de Matemática do Vestibular 2020 da Universidade Estadual de Londrina disponibilizadas na revista Diálogos Pedagógicos da própria instituição, além de propor intervenções a partir dessas produções escritas que poderiam ser utilizadas em aulas de matemática como pontos de partida para oportunizar a aprendizagem. Para tanto, discute-se uma perspectiva de avaliação que visa subsidiar os processos de ensino e de aprendizagem, tomada como prática de investigação e oportunidade de aprendizagem. A análise da produção escrita dessas questões possibilitou observar que as intervenções do professor em aulas de matemática são essenciais para auxiliar os estudantes a aprenderem a partir de suas próprias produções e para que o professor possa obter informações a respeito de como os estudantes lidam com as questões de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel dos Santos e Silva, Instituto Federal do Paraná

Professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Capanema, Capanema, Paraná, Brasil.

Daniela Harmuch, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil.

Referências

BARLOW, Michel. Avaliação escolar: mitos e realidades. Tradução Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BURIASCO, Regina Luzia Corio de; FERREIRA, Pamela Emanueli Alves; CIANI, Andreia Büttner. Avaliação como prática de investigação (alguns apontamentos). BOLEMA - Boletim de Educação Matemática, UNESP - Rio Claro, v. 22, n. 33, p. 69-96, 2009.

COPS. Consulta de Provas e Gabaritos Definitivos, 2019. Provas e Expectativas de Respostas - 2ª FASE. Disponível em: <https://www.cops.uel.br/v2/ProvasGabaritos/ConsultarProvasExpectativas2FaseVestibular/Selecao/245/Fase/2/Atividade/6409>. Acesso em: 27 de dez. de 2021.

DE LANGE, Jan. Framework for classroom assessment in mathematics. Madison: WCER, 1999.

DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS. Londrina: UEL, 2021. v. 12. Disponível em: <https://www.cops.uel.br/v2/documento.php?id=20>. Acesso em: 05 jan. 2022.

HADJI, Charles. A Avaliação, Regras do Jogo. Portugal: Porto Editora, 1994. 190 p.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011

PEDROCHI JUNIOR, Osmar. A Avaliação Formativa como Oportunidade de Aprendizagem: fio condutor da prática pedagógica escolar. 2018. 67f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.

ROCHA, Fernanda Boa Sorte. SILVA, Gabriel dos Santos e. Significados atribuídos às operações com Números Naturais. In: II Congresso Internacional de Ensino (CONIEN), 2019, Cornélio Procópio. Anais do II Congresso Internacional de Ensino, 2019.

SANTOS, Edilaine Regina dos. Análise da produção escrita em matemática: de estratégia de avaliação a estratégia de ensino. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2014.

VIOLA DOS SANTOS, João Ricardo; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Análise da produção escrita como estratégia para Licenciatura em Matemática. In: XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (XIII CIAEM-IACME). Anais do XIII CIAEM-IACME. Recife, 2011.

Publicado
2022-04-25
Como Citar
SILVA, G. DOS S. E; HARMUCH, D. Análise da produção escrita de questões de matemática do Vestibular 2020 da Universidade Estadual de Londrina. Revemop, v. 4, p. e202212, 25 abr. 2022.
Seção
Avaliação da Aprendizagem Matemática em vários contextos