Habilidades geométricas no ensino médio: um diálogo com as teorias de Hoffer e dos Van Hiele

Palavras-chave: Ensino Médio, Habilidades geométricas, PCN , BNCC, Teorias de Hoffer e dos Van Hiele

Resumo

Este trabalho investiga em que termos as habilidades geométricas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) do ensino médio privilegiam as teorias do pensamento geométrico dos Van Hiele e das habilidades geométricas de Hoffer. Realizamos um breve aporte explicativo sobre os documentos citados e as referidas teorias que embasaram a análise. Metodologicamente utilizamos a Análise de Conteúdo e obtivemos o material a partir do recorte das habilidades dos documentos relacionados à Geometria. O estudo revela uma predominância das habilidades de aplicação e do nível da ordenação em ambos os documentos e que as habilidades lógicas estão pouco presentes nos PCN+. Porém, constatamos que o nível rigor não é contemplado em nenhum deles. Concluímos também que o nível de dedução formal se encontra mais presente na BNCC e que essas diferenças podem ser explicadas devido aos novos objetivos deste documento.

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Biografia do Autor

Arthur Machado Júinior, Universidade Federal do Pará/Professor do Magistério Superior

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Belém. Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

Leandro dos Santos Vieira, Unesp/Campus Bauru

Mestrando em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus Bauru. Professor da rede estadual de SP, Lençóis Paulista, São Paulo, Brasil.

Manoel de Souza Lamim Netto, Unesp/Campus Bauru

Mestrando em Educação para Ciência na Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Bauru. Professor de Matemática da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Resende, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado
2022-12-22
Como Citar
MACHADO JÚINIOR, A.; VIEIRA, L. DOS S.; LAMIM NETTO, M. DE S. Habilidades geométricas no ensino médio: um diálogo com as teorias de Hoffer e dos Van Hiele. Revemop, v. 4, p. e202220, 22 dez. 2022.
Seção
Artigos