Habilidades geométricas no ensino médio: um diálogo com as teorias de Hoffer e dos Van Hiele
Resumo
Este trabalho investiga em que termos as habilidades geométricas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) do ensino médio privilegiam as teorias do pensamento geométrico dos Van Hiele e das habilidades geométricas de Hoffer. Realizamos um breve aporte explicativo sobre os documentos citados e as referidas teorias que embasaram a análise. Metodologicamente utilizamos a Análise de Conteúdo e obtivemos o material a partir do recorte das habilidades dos documentos relacionados à Geometria. O estudo revela uma predominância das habilidades de aplicação e do nível da ordenação em ambos os documentos e que as habilidades lógicas estão pouco presentes nos PCN+. Porém, constatamos que o nível rigor não é contemplado em nenhum deles. Concluímos também que o nível de dedução formal se encontra mais presente na BNCC e que essas diferenças podem ser explicadas devido aos novos objetivos deste documento.
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