Instrumentos de Avaliação da Aprendizagem Matemática: Contribuições e Convergências de uma Revisão Integrativa

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem, Instrumentos avaliativos, Ensino de matemática, Revisão integrativa

Resumo

O texto inventaria o debate sobre os instrumentos de avaliação da aprendizagem matemática nos artigos publicados no periódico “Educação Matemática em Revista”, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. A metodologia da pesquisa constitui-se de uma revisão integrativa, com amostra composta por 24 artigos, publicados de 1993 a 2021. Os resultados indicam a proposição de uma avaliação dialógica e formativa em matemática. Além disso, os estudos convergem para o caráter processual da avaliação e sua articulação com as diferentes linguagens, bem como para a necessidade de diversificar os instrumentos avaliativos, inclusive, reconfigurando, criativamente, os de caráter somativo, como a prova.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claúdio Lopes de Freitas, Universidade Federal do Pará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (PPGDOC/UFPA). Belém, PA, Brasil.

Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e professora da UFPA, vinculada ao PPGDOC/UFPA

Débora Alfaia da Cunha, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e professora da UFPA/campus de Castanhal.

Referências

AMARAL, Wagner Alexandre do e COSTA, Reginaldo Rodrigues da. Avaliação da Aprendizagem no Ensino da Matemática: tendências e perspectivas. XIII EDUCERE - Formação de professores: contextos, sentidos e práticas. 2017. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/26060_12377.pdf. Acesso em: 18/09/2021.

BARBOSA, Elsa; BORRALHO, António; LUCENA, Isabel. Avaliação das Aprendizagens em matemática em turmas de anos iniciais. Educação Matemática em Revista, p. 109-124, dez. 2017. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/issue/view/69. Acesso em: 20/09/2021.

BEZERRA, Wescley Well Vicente; GONTIJO, Cleyton Hércules. Avaliação para as aprendizagens: uma abordagem a partir do trabalho com limites de funções reais num curso de Cálculo 1. Educação Matemática em Revista, p. 261-276, dez. 2017. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/issue/view/69. Acesso em: 20/09/2021.

BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Relatório Brasil no PISA 2018 -versão preliminar. Brasília: Inep, 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf Acesso em 10/09/2021

BURANELLO, Luciana Vanessa de Almeida; LOPES JUNIOR, Jair. Avaliação Formativa e as Sequências Didáticas: uma possibilidade para o ensino e a aprendizagem de Função Afim no 1º ano do Ensino Médio. Educação Matemática em Revista, p. 176-192, dez. 2017. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/issue/view/69. Acesso em: 20/09/2021.

BURIASCO, Regina Luzia Corio; FERREIRA, Pamela Emanueli Alves; CIANI, Andréia Büttner. Avaliação como Prática de Investigação (alguns apontamentos). Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 22, p. 69-96, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/issue/view/778. Acesso em 19/09/2021.

CARDOSO, Milene Aparecida Malaquias; DALTO, Jader Otavio. “Mas esta questão já está resolvida!?” Como os alunos do ensino fundamental analisam produções escritas em uma prova de matemática. Educação Matemática em Revista, p. 162-175, dez. 17. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/issue/view/69. Acesso em: 20/09/2021.

CAZORLA, Irene Mauricio. (Org.) Metodologia do ensino da matemática. Ilhéus: Editus, 2012.

CECÍLIO, Waléria Adriana Gonçalez; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. A formação de professores e a composição dos enunciados de questões matemáticas na década de 1950. Educação Matemática em Revista, p. 50-63, 1 jul. 2018. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/article/view/968. Acesso em: 19/09/2021.

CORREIA, Sónia de Jesus Elias e CID, Marília Pisco Castro. Avaliação das aprendizagens nas aulas de ciências naturais e biologia e geologia: das percepções às práticas. Revista Brasileira de Educação v. 26 e260005 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260005. Acesso em: 19/09/2021.

DALTO, Jader Otavio; SILVA, Karina Alessandra Pessoa. Atividade de modelagem matemática como estratégia de avaliação da aprendizagem. Educação Matemática em Revista, n. 57, p. 34-45, mar. 2018. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/issue/view/74. Acesso em: 20/09/2021.

DE LANGE, Jan. Mathematics Insight and Meaning: teaching, learning and testing of mathematics for the life and social sciences. Utrecht: OW & OC, 1987.

DE OLIVEIRA, Matheus Couto; SCHERER, Suely. Avaliação formativa em uma disciplina a distância e a integração de tecnologias digitais nas regulações de aprendizagem matemática. Educação Matemática em Revista, p. 304-318, dez. 2017. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/issue/view/69. Acesso em: 20/09/2021.

DEIXA, Geraldo Vernijo. Um estudo de enunciados de exames de matemática da 10.ª classe do Sistema Nacional de Educação moçambicano no período de 2000 a 2014. Educação Matemática em Revista, p. 53-68, 1 out. 2018. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/article/view/1028. Acesso em: 19/09/2021.

DOS SANTOS, Edilaine Regina; PIRES, Magna Natalia Marin. O Relatório Como Instrumento Para Avaliação da Aprendizagem Matemática: Roteiro de Elaboração-Correção e Uma Proposta de Utilização. Educação Matemática em Revista, p. 56-63, 15 ago. 2015. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/issue/view/56. Acesso em: 22/09/2021.

DOS SANTOS, João Ricardo Viola; DALTO, Jader Otavio. O Editorial. Educação Matemática em Revista, p. 4-9, 21 jan. 2018. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/issue/view/69. Acesso em: 19/09/2021.

ERCOLE, Flávia Falci; MELO, Laís Samara; ALCOFORADO, Carla Lúcia Goulart Constant. Revisão integrativa versus revisão sistemática. REME – Revista Mineira de Enfermagem, vol. 18(1): 1-260, jan/mar. 2014. Disponível em: http://www.dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20140001. Acesso em: 25/09/2021.

FAJARDO, Ricardo.; LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira. Alguns Apontamentos sobre a Avaliação no Curso de Licenciatura em Matemática a partir de uma Experiência. Educação Matemática em Revista, p. 289-303, dez. 2017. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/issue/view/69. Acesso em: 20/09/2021.

FERNANDES, Domingos. Avaliação Alternativa: Perspectivas Teóricas e Práticas de Apoio. In Futuro Congressos e Eventos (Ed.), Livro do 3.º Congresso Internacional Sobre Avaliação na Educação, pp. 79-92. Curitiba: Futuro Eventos, 2005a. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/5887. Acesso em: 19/09/2021.

FERNANDES, Domingos. Avaliação das Aprendizagens: Reflectir, Agir e Transformar. In.: Futuro Congressos e Eventos (Ed.), Livro do 3.º Congresso Internacional Sobre Avaliação na Educação, pp. 65-78. Curitiba: Futuro Evento, 2005b. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/5886. Acesso em: 19/09/2021.

FERREIRA, Nilton Cezar; SILVA, Luciano Duarte; RODRIGUES, Márcio Urel. A Avaliação como parte integrante do processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. Educação Matemática em Revista, p. 319-333, dez. 2017. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/issue/view/69. Acesso em: 20/09/2021.

FONTES, Líviam Santana; ROSA, Dalva Eterna Gonçalves. Os Sentidos da Avaliação da Aprendizagem Segundo Professores e Alunos de Cálculo Diferencial e Integral. Educação Matemática em Revista, p. 60-71, out. 2017. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/issue/view/68. Acesso em: 20/09/2021.

HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

HADJI, C. A avaliação – regras do jogo: das intenções aos instrumentos. Portugal: Porto Editora, 1994.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à universidade.33ª Edição, Porto Alegre: Mediação, 2014.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar: respeitar primeiro avaliar depois - Porto Alegre; Mediação,

JACQUES, Siméia Tussi; FERREIRA, Inês Faria. Avaliação na sala de aula de matemática e a constituição de Zona de Desenvolvimento Iminente. Educação Matemática em Revista, p. 246-260, dez. 2017. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/issue/view/69. Acesso em: 20/09/2021.

JÜRGENSEN, Bruno Damien da Costa Paes. Cenários Para Investigação como Ferramenta de Avaliação: uma discussão. Educação Matemática em Revista, p. 21-38, dez. 2017. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/issue/view/69. Acesso em: 20/09/2021.

LIMA, Neuza Rejane Wille; DA SILVA, Eduardo Fernandes; DELOU, Cristina Maria Carvalho. Provas Operatórias por Meio Digital: Gargalos Cognitivos em uma Turma de Aceleração da Aprendizagem. Educação Matemática em Revista, p. 34-50, out. 2019. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/article/view/1251. Acesso em: 20/09/2021.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico.1ª ed. São Paulo. Cortez, 2011.

MACIEL, Domício Magalhães. Avaliação Formativa e os Instrumentos Metacognitivos de Avaliação em Educação Matemática: uma ajuda efetiva ao ensino e à aprendizagem. Educação Matemática em Revista, p. 39-56, dez. 2017. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/issue/view/69. Acesso em: 20/09/2021.

MENDES, Marcele Tavares; DE BURIASCO, Regina Luzia Corio. Princípios de De Lange na utilização de uma prova escrita em fases. Educação Matemática em Revista, p. 10-20, dez. 2017. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/issue/view/69. Acesso em: 20/09/2021.

MENEGUELLO, Fernanda Celestino de Souza.; CIRÍACO, Klinger Teodoro. Entre discursos e práticas de avaliação matemática nos primeiros anos de escolarização. Revemop, v. 1, n. 1, p. 9 - 23, 1 jan. 2019.

NAZARETH, Helenalda Resende de Souza. DE S. e SANCHEZ, Lucilia Bechara. Avaliação em matemática nas séries iniciais. Educação Matemática em Revista, p. 51-54, Número 3 – Jul./Dez., 1994. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/issue/view/88. Acesso em: 19/09/2021.

OLIVEIRA, Deire Lucia. Em Busca de uma Avaliação Formativa: prova de matemática em fases. Educação Matemática em Revista, p. 125-142, dez. 2017. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/issue/view/69. Acesso em: 20/09/2021.

ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho. Práticas Avaliativas: que instrumentos são usados para avaliar os estudantes em salas de aula de matemática. Educação Matemática em Revista, p. 73-85, dez. 2017. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/issue/view/69. Acesso em: 20/09/2021.

PERALTA, Deise Aparecida; RODRIGUES, Alana Fuzaro de Barros. Avaliação como Ação Educativa na Perspectiva do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas. Educação Matemática em Revista, p. 143-161, dez. 2017. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/issue/view/69. Acesso em 20/09/2021.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação – Da Excelência à Regulação das Aprendizagens, Entre Duas Lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PIRES, Magna Natalia Marin; FERREIRA, Pamela Emanueli Alves. Prova em Duas Fases na formação inicial: da avaliação como prática de investigação a uma estratégia de formação. Educação Matemática em Revista, p. 334-349, dez. 2017. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/issue/view/69. Acesso em: 20/09/2021.

RIBEIRO, José Luís Pais. Revisão de investigação e evidência cientifica. Revista Psicologia, Saúde e Doenças, vol. 15, núm. 3, 2014. Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde Lisboa, Portugal. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15309/14psd150309. Acesso em: 25/09/2021.

RODRIGUES, Paulo Henrique; PIRES, Magna Natalia Marin; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Significados produzidos por futuros professores de matemática sobre o ensino exploratório: prova em fases como instrumento de avaliação após exploração de um caso multimídia. Educação Matemática em Revista, n. 57, p. 17-33, mar. 2018. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/issue/view/74. Acesso em: 20/09/2021.

ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paul Enfrem, 2007, 20(2): vi. Disponivel em http://www.scielo.br/pdf/ape/v20n2/a01v20n2.pdf. Acesso 30/08/2021.

SACRISTÁN, José Gimeno. A avaliação do ensino.In: SACRISTÁN, José Gimeno; GÓMEZ, Angel L. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. P.295-351.

SANTOS, J. B. P.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. O que os dados do Saeb nos dizem sobre o

desempenho dos estudantes em matemática? Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v.

, n. 2. p. 309 – 333, 2015

SKOVSMOSE, Ole. Um convite à educação matemática crítica. Tradução de Orlando de Andrade Figueiredo. Campinas, SP: Papirus, 2014. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).

SPIELMANN, Rosane; VERTUAN, Rodolfo Eduardo. O que fica depois da prova? – uma discussão acerca do que manifestam saber os alunos quando analisam suas provas. Educação Matemática em Revista, p. 193-211, dez. 2017. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/issue/view/69. Acesso em: 20/09/2021.

TEIXEIRA JUNIOR, Valdomiro Pinheiro; DA SILVA, Francisco Hermes Santos. Avaliação Formativa e a Prática de Provas: uma análise das concepções de professores de matemática. Educação Matemática em Revista, p. 40-59, out. 2017. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/issue/view/68. Acesso em: 20/09/2021.

TREVISAN, André Luis; MENDES, Marcele Tavares. Avaliação da Aprendizagem Matemática. Educação Matemática em Revista, p. 48-55, 15 ago. 2015. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/issue/view/56. Acesso em: 22/09/2021.

TREVISAN, André Luis; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia; DOMINGUES, Nadia Daniella. Análise de uma primeira experiência com a prova em fases: reflexões na, sobre e sobre a reflexão na prática avaliativa. Educação Matemática em Revista, p. 212-229, dez. 2017. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/issue/view/69. Acesso em: 20/09/2021.

Publicado
2022-04-12
Como Citar
FREITAS, C. L. DE; MANFREDO, E. C. G.; CUNHA, D. A. DA. Instrumentos de Avaliação da Aprendizagem Matemática: Contribuições e Convergências de uma Revisão Integrativa. Revemop, v. 4, p. e202205, 12 abr. 2022.
Seção
Avaliação da Aprendizagem Matemática em vários contextos