Interfaces entre o SAEPE e as representações sociais de formação continuada de professores de Matemática do Ensino Médio

Palavras-chave: Representações Sociais, SAEPE, Formação Continuada, Ensino Médio

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as relações entre o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) e as representações sociais de formação continuada compartilhadas por professores de Matemática do Ensino Médio. Tomamos a Teoria das Representações Sociais como referencial teórico-metodológico. Assim,121 professores responderam a um Teste de Associação Livre de Palavras e a um Teste de Hierarquização de Palavras. Como suporte à análise dos dados, utilizamos o software Iramuteq. Destacamos, no núcleo central das representações, os elementos “aprendizagem, conhecimento e troca de experiência”, conectados com outros elementos, diferentemente, segundo o grupo docente atuante em escola com nível desejável, básico ou elementar no SAEPE.

 

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Biografia do Autor

Danniella Almeida, Universidade Federal Rural de Pernamuco

Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professora da rede estadual de Pernambuco, Afogados da Ingazeira, Pernambuco, Brasil.

Elisângela Bastos de Melo Espíndola, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Université Claude Bernard Lyon 1. Professora do Programa de Pós Graduação no Ensino das Ciências, Recife, Pernambuco, Brasil.

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Publicado
2022-04-12
Como Citar
ALMEIDA, D.; ESPÍNDOLA, E. B. DE M. Interfaces entre o SAEPE e as representações sociais de formação continuada de professores de Matemática do Ensino Médio. Revemop, v. 4, p. e202207, 12 abr. 2022.
Seção
Avaliação da Aprendizagem Matemática em vários contextos