Avaliação da aprendizagem em Estatística: conhecimentos que emergem de um grupo de formação colaborativa de professores

Palavras-chave: práticas avaliativas, grupo colaborativo de professores, Educação Estatística

Resumo

Apresenta-se, nesse artigo, evidências da mobilização de conhecimentos docentes no campo da avaliação da aprendizagem em Estatística. Respaldando-se nas categorias teóricas relacionadas às compreensões profissionais, formuladas por Lee S. Shulman, e as discussões indicadas por Luckesi, sobre a avaliação da aprendizagem, considera-se um grupo de formação colaborativa de professores, como espaço de produção de registros verbais. Do grupo, sete encontros foram gravados, transcritos e, posteriormente, analisados, tendo em vista os pressupostos metodológicos do Discurso do Sujeito Coletivo. Com isso, sete discursos foram construídos, sendo aqui analisado aquele que se relacionou aos processos avaliativos. Constatou-se, dessa forma, o necessário conhecimento do professor sobre os objetivos educacionais, os referenciais teórico-metodológicos, além do domínio sobre os temas e conteúdos estatísticos, as especificidades contextuais e curriculares, as aprendizagens e compreensões prévias dos discentes, circunstancias que delineiam as ações do professor no âmbito pedagógico.

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Biografia do Autor

Karla Schreiber, Universidade Federal do Rio Grande

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil

Mauren Porciúncula, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora associada na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado
2022-05-28
Como Citar
SCHREIBER, K.; PORCIÚNCULA, M. Avaliação da aprendizagem em Estatística: conhecimentos que emergem de um grupo de formação colaborativa de professores. Revemop, v. 4, p. e202217, 28 maio 2022.
Seção
Avaliação da Aprendizagem Matemática em vários contextos