Uma reflexão sobre o processo de avaliação na utilização da Resolução de Problemas no ensino de Matemática

Palavras-chave: Resolução de Problemas, Avaliação, Matemática, Ensino, Aprendizagem

Resumo

O estudo objetiva apresentar uma discussão sobre o processo de avalição durante a Resolução de Problemas. Para tal, buscamos apoio nos referenciais que tratam do que é um problema matemático, algumas concepções sobre Resolução de Problemas e o processo de avaliação no ensino e na aprendizagem. A partir de uma investigação de abordagem qualitativa com viés exploratório e descritivo, buscamos pesquisas que tratam da avaliação no ensino e na aprendizagem da Matemática através da Resolução de Problemas, o que nos remeteu à reflexão de uma avaliação que não tenha como foco o resultado por meio de testes ou avaliações, mas a observação como instrumento que permite avaliar todo o processo de aquisição do conhecimento.  Além disso, a discussão nos permitiu a construção de uma rubrica avaliativa baseada em ações.

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Biografia do Autor

Felipe Miranda Mota, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus A.C. Simões, Maceió, Alagoas, Brasil. Professor da EREM Padre Antônio Barbosa Júnior, Jurema, Pernambuco, Brasil.

Claudia de Oliveira Lozada, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), campus Cidade Universitária, São Paulo, SP, Brasil. Professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas, Brasil.

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Publicado
2022-04-12
Como Citar
MOTA, F. M.; LOZADA, C. DE O. Uma reflexão sobre o processo de avaliação na utilização da Resolução de Problemas no ensino de Matemática . Revemop, v. 4, p. e202208, 12 abr. 2022.
Seção
Avaliação da Aprendizagem Matemática em vários contextos