Concepções docentes sobre a avaliação em Matemática – valores e instrumentos que compõem a prática docente

Palavras-chave: Avaliação em Matemática, Concepções Docentes, Ensino Remoto

Resumo

A avaliação em Matemática tem ganhado destaque nas pesquisas, gerando um debate sobre o que se ensina, como se ensina e sobre as possíveis aprendizagens dos estudantes. Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado em andamento, sobre as concepções dos professores de uma instituição de Ensino Médio acerca da avaliação. A metodologia constou da aplicação de um questionário respondido de forma virtual, cuja análise das respostas revela que os instrumentos mais utilizados são os testes ou exames escritos individuais, confirmando uma herança do modelo positivista da avaliação em Matemática. Entretanto, o instrumento de maior importância para o grupo pesquisado é o que envolve resolução de trabalhos práticos/experimentais em grupo, revelando a compreensão de que a utilização de novos modelos de avaliação é urgente.

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Biografia do Autor

Daniel de Oliveira Lima, Polo Educacional SESC/UFRJ

Doutorando em Ensino e História da Matemática e da Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),PEMAT. Professor do Polo Educacional SESC(PES), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Lilian Nasser, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação Matemática pelo King’s College da Universidade de Londres (UK),.Docente do PEMAT do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado
2022-04-12
Como Citar
LIMA, D.; NASSER, L. Concepções docentes sobre a avaliação em Matemática – valores e instrumentos que compõem a prática docente. Revemop, v. 4, p. e202206, 12 abr. 2022.
Seção
Avaliação da Aprendizagem Matemática em vários contextos