O feedback como uma poderosa ferramenta para a aprendizagem matemática: uma meta-análise de estudos portugueses

Palavras-chave: Aprendizagem matemática, Avaliação formativa, Feedback, Eficácia do feedback, Sala de aula de Matemática

Resumo

O estudo teve por objetivo contribuir para uma compreensão aprofundada sobre as variáveis que podem determinar a eficácia do feedback para a aprendizagem matemática. Optou-se por uma meta-análise de natureza qualitativa de 18 estudos portugueses em Educação Matemática que consideraram o feedback como pelo menos um dos objetos do estudo, e cujo contexto foi a sala de aula de Matemática. Os resultados obtidos permitiram construir um modelo concetual da eficácia do feedback constituído por quatro componentes se interrelacionam entre si: as características do feedback, variáveis decorrentes dos alunos, variáveis do contexto e desafios para o professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonor Santos, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Doutorada em Didática da Matemática, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal

Referências

BANGERT-DROWNS, Robert; KULICK, James; KULIK, Chen-Lin. Effects of frequent classroom testing. Journal of Educational Research, v. 85, p. 89-99, 1991. Disponível em: https://doi.org/10.1080/00220671.1991.10702818

BLACK, Paul; WILIAM, Dylan. Assessment and classroom learning. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, v. 5, n 1, p. 7–74, 1998. Disponível em:https://doi.org/10.1080/0969595980050102

BLACK, Paul; WILIAM, Dylan. In praise of educational research’ formative assessment. British Educational Research Journal, v. 29, n. 5, p. 624-637, 2003. http://www.jstor.org/stable/1502114

BUTLER, Ruth. Task-involving and ego-involving properties of evaluation: Effects of different feedback conditions on motivational perceptions, interest and performance. Journal of Educational Psychology, v. 79, p. 474-482, 1987. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0022-0663.79.4.474

CLARK, Ian. Formative assessment: A systematic and artistic process of instruction for supporting school and lifelong learning. Canadian Journal of Education, Ottawa, v. 35, n 2, p. 24-40, 2012.

DIAS, Célia. Portefólio reflexivo de Matemática enquanto instrumento de avaliação reguladora da aprendizagem de alunos do 11.º ano na disciplina de Matemática. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa.

DIAS, Paulo. Práticas letivas promotoras da regulação da aprendizagem matemática pelos alunos. Tese (Doutoramento em Educação Matemática) – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2013.

DIAS, Sónia. O papel do feedback escrito na avaliação reguladora do ensino e das aprendizagens Um estudo de caso com alunos de 8º ano na disciplina de Matemática. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa.

DIAS, Sónia; SANTOS, Leonor Por que razão é importante identificar e analisar os erros e dificuldades dos alunos? O feedback regulador. In MENEZES, Luís; SANTOS, Leonor; GOMES, Helena; RODRIGUES, Cátia (Orgs.). Avaliação em matemática: Problemas e desafios. Viseu: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2008, p. 133-143. Disponível em https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/1152/4/Atas_eiem_2007_SP.pdf; acesso em 22 jan. 2022, às 12h15.

DIAS, Sónia; SANTOS, Leonor. O feedback e os diferentes tipos de tarefas matemáticas. Anais ... XX Seminário de Investigação em Educação Matemática, APM, Aveiro, 2010, p. 126- 136.

EUROPEAN COMMISSION. Mathematics education in Europe: Common challenges and national policies. Brussels: EURYDICE, 2011.

FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da avaliação formativa em Revista Portuguesa de Educação, v. 19, n. 2, p. 21-50, 2006.

GAMLEM, Siv; SMITH, Kari. Student perception of classroom feedback. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, v. 20, n.2, p. 150–169. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0969594X.2012.749212

GIPPS, Caroline. Socio-cultural aspects of assessment. Review of Research in Education, v. 24, p. 355-392, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.3102/0091732X024001355

HATTIE, John; JAEGER, Richard. Assessment and Classroom Learning: a deductive approach. Assessment in Education, v. 5, n.1, p. 111-122, 1998.

HATTIE, John; TIMPERLEY, Helen. The power of feedback. Review of Educational Research, v. 77, n. 1, p. 81-112, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.3102/003465430298487

MENINO, Hugo. O relatório escrito, o teste em duas fases e o portfolio como instrumentos de avaliação das aprendizagens em Matemática: Um estudo no 2º ciclo do Ensino Básico. Dissertação (Mestrado em Educação, especialidade Didática da Matemática) – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2004.

MENINO, Hugo; SANTOS, Leonor. Instrumentos de avaliação das aprendizagens em matemática. O uso do relatório escrito, do teste em duas fases e do portefólio no 2.º ciclo do ensino básico. Anais ... XV Seminário de Investigação em Educação Matemática. Lisboa: APM, p. 271-291, 2004.

NICOL, David. From monologue to dialogue: improving written feedback in mass higher education. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 35, n.5, p. 501-517, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02602931003786559

OECD. 21st-Century Readers: Developing Literacy Skills in a Digital World. PISA, OECD Publishing, Paris, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1787/a83d84cb-en

SADLER, D. Royce. Formative assessment: Revisiting the territory. Assessment in Education, v. 5, n.1, 77-83, 1998. https://doi.org/10.1080/0969595980050104

SANTIAGO, Paulo; DONALDSON, Graham; LOONEY Anne; NUSCHE, Deborah. OECD Reviews of Education and Assessment in Education. Portugal 2012. Paris: OECD Publishing, 2012.

SANTOS, Elvira. Regular o ensino com tarefas que usam tecnologia acompanhadas de uma avaliação reguladora da aprendizagem. Tese (Doutoramento em Educação Matemática) – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2020.

SANTOS, Leonor. Auto-avaliação regulada: porquê, o quê e como? In ABRANTES, Paulo e ARAÚJO, Filomena (Orgs.), Avaliação das Aprendizagens. Das concepções às práticas. Lisboa: Ministério da Educação, Departamento do Ensino Básico, 2002, p. 75-84.

SANTOS, Leonor. Dilemas e desafios da avaliação reguladora. In MENEZES, Luís; SANTOS, Leonor; GOMES, Helena; RODRIGUES, Cátia (Orgs.), Avaliação em matemática: Problemas e desafios. Viseu: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2008, p. 11-35. Disponível em: https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/1152/4/Atas_eiem_2007_SP.pdf; acesso em 24 jan. 2022, às 11h00.

SANTOS, Leonor. A articulação entre a avaliação somativa e a formativa, na prática pedagógica: Uma impossibilidade ou um desafio? Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 24, n.92, p. 637-669, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362016000300006

SANTOS, Leonor; CAI, Jinfa. Curriculum and assessment. In Gutiérrez, Ángel, Leder, Gilah, e Paolo Boero (Eds.), The Second Handbook in the Psychology of Mathematics Education. Rotterdam, Netherlands: Sense Publishers, 2016, p. 153-185.

SANTOS, Leonor; DIAS, Sónia. Como entendem os alunos o que lhes dizem os professores? A complexidade do feedback. Anais ... PROFMAT, 2006 (CD-ROM). Lisboa: APM, 2006.

SANTOS, Leonor; PINTO, Jorge. Lights and shadows of feedback in mathematics learning. In Proceedings of the 33rd Conference of International Group for the Psychology of Mathematics Education, v. 5, p. 49-56, 2009.

SANTOS, Leonor, PINTO, Jorge. The evolution of feedback practice of a mathematics teacher. Anais … PME 34, International Group for the Psychology of Mathematics Education. Belo Horizonte, Brazil, 2010, vol. 4, p.145-152.

SANTOS, Leonor; PINTO, Jorge. Ensino de conteúdos escolares: A avaliação como fator estruturante. In VEIGA, Feliciano (Coord.), O Ensino como fator de envolvimento numa escola para todos. Lisboa: Climepsi Editores, 2018, p. 503-539.

SANTOS, Leonor; SEMANA, Silvia. Developing mathematics written communication through expository writing supported by assessment strategies. Educational Studies in Mathematics, v. 88, n.1, p. 65-87, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10649-014-9557-z

SCHREIBER, James; ASNER-SELF Kimberly. Educational research. The interrelationship of questions, sampling, design, and analysis. New York: John Wiley & Sons, Inc., 2011.

SEMANA, Semana. O relatório escrito enquanto instrumento de avaliação reguladora das aprendizagens de alunos do 8.º ano de escolaridade em matemática. Dissertação (Mestrado em Educação, especialidade em Didática da Matemática) – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2008.

SEMANA, Semana. Prática avaliativa de uma professora na promoção da autorregulação da aprendizagem dos alunos em matemática. Tese (Doutoramento em Educação Matemática) – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2016.

SEMANA, Sílvia; SANTOS, Leonor. Written report in learning geometry: explanation and argumentation. Anais ... CERME 6. Lyon, France, 2010, p. 766-775.

SEMANA, Sílvia; SANTOS, Leonor. Estratégias de avaliação na regulação das aprendizagens em matemática. Anais ... XIX SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (CD-ROM). Lisboa: APM, 2009.

THE NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS. Principles for action: Ensuring mathematical success for all. Reston, VA: NCTM, 2014.

STEIN, Mary Kay; SMITH, Margaret Schwan. Mathematics tasks as a framework for reflection. Mathematics teaching in the middle school, v. 3, n.4, p. 268-275, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.5951/MTMS.3.4.0268

TUNSTALL, Pat; GIPPS, Carolina. Teacher feedback to young children in formative assessment: a typology. British Educational Research Journal, v. 22, n.4, p. 389-404, 1996. Disponível em : https://doi.org/10.1080/0141192960220402

VAN DER KLEIJ, Fabienne; ADIE, Lenore. Towards effective feedback: an investigation of teachers’ and students’ perceptions of oral feedback in classroom practice. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, v. 27, n.3, p. 252-270, 2020. https://doi.org/10.1080/0969594X.2020.1748871

VIEIRA, Isabel. Avaliar para aprender nas disciplinas de inglês e matemática no ensino secundário. 2019, Tese (Doutoramento em Avaliação em Educação) – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2019. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/37477, acesso em 22 jan. 2022, às 16h20.

VIEIRA, Isabel; SANTOS, Leonor. Avaliar para aprender em inglês e matemática no ensino secundário. Linhas Críticas, v. 25, p. 153-172, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23798

WILIAM, Dylan. Formative assessment in mathematics. Equals: Mathematics and Special Educational Needs, v. 5, n.3, p. 8-11, 1999.

WILIAM, Dylan; LEE, Clare; HARRISON, Christine; BLACK, Paul. Teachers developing assessment for learning: Impact on student achievement. Assessment in Education, v. 11, n.1, p. 49-65, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0969594042000208994

Publicado
2022-04-19
Como Citar
SANTOS, L. O feedback como uma poderosa ferramenta para a aprendizagem matemática: uma meta-análise de estudos portugueses. Revemop, v. 4, p. e202210, 19 abr. 2022.
Seção
Avaliação da Aprendizagem Matemática em vários contextos