O que os alunos sabem acerca da avaliação das aprendizagens

Palavras-chave: Avaliação das aprendizagens, Conhecimento dos alunos sobre avaliação, Avaliação em Matemática

Resumo

A avaliação das aprendizagens é hoje reconhecida como um processo de comunicação socialmente construído em que protagonistas centrais deste processo são os professores e os alunos. É nestes contextos interativos de que estes constroem as suas ideias sobre a avaliação, muitas vezes ignorada. Neste estudo exploratório quisemos compreender e perceber que tipo de conhecimentos têm sobre a avaliação das aprendizagens e que sugestões apontam para uma mudança das práticas de avaliativas no sentido de as tornar mais frutuosas para o ensino e aprendizagem. Os resultados permitem perceber que os alunos não só têm um conhecimento muito concreto sobre a avaliação, como também sobre como a avaliação deveria funcionar para contribuir para as suas aprendizagens.

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Biografia do Autor

Jorge Pinto, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

Doutorado em Ciências de Educação pela Universidade do Minho, Braga, Portugal. Professor  da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal, Portugal

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Publicado
2022-04-25
Como Citar
PINTO, J. O que os alunos sabem acerca da avaliação das aprendizagens. Revemop, v. 4, p. e202213, 25 abr. 2022.
Seção
Avaliação da Aprendizagem Matemática em vários contextos