Um olhar para a avaliação matemática: passado, presente na pandemia e futuro pós-pandêmico
Resumo
O objetivo do artigo é resgatar o passado, descrever o presente e traçar algumas perspectivas futuras a partir dos olhares e das experiências de dois educadores matemáticos engajados na prática da avaliação da aprendizagem matemática com o viés da inclusão. São descritos cenários pré-pandemia, na pandemia e no início do pós-pandemia, buscando evidenciar a importância da avaliação que reduza as formas de exclusão social e escolar que ficaram evidentes no período da pandemia da Covid-19 no Brasil e no mundo. Infere-se que a avaliação matemática deve permear as práticas docentes numa nova realidade com salas de aula híbridas e com novas possibilidades de aprendizagem online e semipresencial, a partir do uso de novos instrumentos e tecnologias que auxiliem o professor e os estudantes.
Downloads
Referências
ALLAL, Linda. Estratégias de avaliação formativa: concepções psicopedagógicas e modalidades de aplicação: In: Avaliação num ensino diferenciado - Atas do colóquio realizado na Univ. de Genebra, março 1978. Coimbra: Livraria Almedina, 1986, p. 175-209.
BALDINO, Roberto Ribeiro. Assimilação Solidária. Grupo de Pesquisa-Ação em Educação Matemática – GPA, UNES:, Rio Claro, 1995. (Apostila)
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Introdução. 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC / SEF, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Livro de Matemática. 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC / SEF, 1998.
BRASIL. Parecer CEB nº 15, de 1º de junho de 1998. Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Brasília, 1 jun. 1998b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Par1598.pdf>. Acesso em: 7 dez. 2017.
BURIASCO, Regina. Luzia Corio de. Avaliação de sistemas escolares: da classificação dos alunos à perspectiva de análise de sua produção matemática. In: VALENTE, W. (Org.) Avaliação em matemática. São Paulo: Papirus, 2008. p.101-142.
CIRÍACO, Klinger Teodoro; MENEGELO, Fernanda Celestino de Souza. Entre discursos e práticas de avaliação matemática nos primeiros anos de escolarização. Revemop, Ouro Preto, V.1, N.1: Jan/Abr, 2019.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.
GOODMAN, N. Of mind and other matters. London: Harvard University Press, 1984.
HADJI, Carlos. Avaliação desmistificada. Trad. Patrícia C. Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2001. 136p.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Editora Mediação, 2001. 197p.
HOFFMANN, Jussara. A avaliação: limites e possibilidades. Disponível em: <http://edicoessm.com.br/gestor_escolar_fundamentos/avaliacao/apoio.pdf>. Acesso em: 01 de agosto de 2012.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Editora Mediação, 2002. 219p.
KISTEMANN JR., Marco Aurélio. O Erro e a Tarefa Avaliativa em Matemática: uma Abordagem Qualitativa. Dissertação de Mestrado, Rio de Janeiro – RJ, 2004.
LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Mexico: Cartago, 1984.
LINS, Romulo Campos; Epistemologia, História e Educação Matemática: tornando mais sólidas as bases de pesquisa. Revista da SBEM – SP Campinas, v.1, p. 75-91, set., 1993.
LINS, Romulo Campos. A diferença como oportunidade para aprender. In: XIV ENDIPE, 2008, Porto Alegre. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e culturas. Porto Alegre: Edi PUCRS, v.3. p. 530-550, 2008.
LINS, Romulo Campos. Matemática, Monstros, Significados e Educação Matemática. In: BICUDO, Maria aparecida Viggiani; BORBA, Marcelo C. (orgs) Educação Matemática: Pesquisa em Movimento. São Paulo: Cortez, 2004, p. 93-120.
LINS, Romulo Campos. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: Bicudo, M. A. V. (org). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1999, p. 75-97.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 17ª ed. São Paulo, SP: Cortez, 2005.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola e a questão das representações sociais. Disponível em: <http://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_eccos_1.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2012.
MONTEIRO, Eliziê Frans de Castro. Práticas Avaliativas em Matemática na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso de uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte. Dissertação de Mestrado, Ouro Preto – MG, 2010.
OLIVEIRA, Marte Kohl. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: Um processo sócio-histórico. Editora Scipione, 4ªedição: São Paulo, 2008.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
POWELL, Arthur; BAIRRAL, Marcelo. A escrita e o pensamento matemático: interações e potencialidades. Campinas, SP: Papirus, 2006 – (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).
RABELO, Edmar Henrique. Avaliação: novos tempos, novas práticas. 8ª ed. – Petrópolis: Vozes, 2009.
RIBEIRO, Dione Baptista. Uma leitura sobre avaliação no ensino fundamental. Dissertação de Mestrado, Juiz de Fora - MG, 2012.
RIBEIRO, Dione Baptista. Uma leitura sobre avaliação no ensino fundamental. Produto Educacional, Juiz de Fora - MG, 2012.
SILVA, Amarildo Melchiades. Sobre a dinâmica da produção de significados para a Matemática. Tese de doutorado, UNESP, Rio Claro – SP, 2003.
VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. 5.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
VYGOTSKY, Lev. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
Copyright (c) 2022 Revemop
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.