Um olhar para a avaliação matemática: passado, presente na pandemia e futuro pós-pandêmico

Palavras-chave: Avaliação Matemática, Inclusão escolar, Produção de significados

Resumo

O objetivo do artigo é resgatar o passado, descrever o presente e traçar algumas perspectivas futuras a partir dos olhares e das experiências de dois educadores matemáticos engajados na prática da avaliação da aprendizagem matemática com o viés da inclusão. São descritos cenários pré-pandemia, na pandemia e no início do pós-pandemia, buscando evidenciar a importância da avaliação que reduza as formas de exclusão social e escolar que ficaram evidentes no período da pandemia da Covid-19 no Brasil e no mundo. Infere-se que a avaliação matemática deve permear as práticas docentes numa nova realidade com salas de aula híbridas e com novas possibilidades de aprendizagem online e semipresencial, a partir do uso de novos instrumentos e tecnologias que auxiliem o professor e os estudantes.

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Biografia do Autor

Dione Baptista Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Educação Matemática e Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora da Rede Pública de Juiz de Fora-MG, Brasil. 

Marco Aurelio Kistemann Jr, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação Matemática-Unesp-Departamento de Matemática (UFJF), Juiz de Fora-MG, Brasil.

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Publicado
2022-05-30
Como Citar
RIBEIRO, D. B.; KISTEMANN JR, M. A. Um olhar para a avaliação matemática: passado, presente na pandemia e futuro pós-pandêmico. Revemop, v. 4, p. e202218, 30 maio 2022.
Seção
Avaliação da Aprendizagem Matemática em vários contextos