Um passeio pelas Olimpíadas de Matemática: das origens aos atuais cenários no mundo e no Brasil
Resumo
O presente artigo apresenta uma pesquisa teórico-bibliográfica que objetiva fazer um breve passeio pelas Olimpíadas de Matemática. Iniciamos pelas suas origens, desde o século XVI, período do renascimento no qual alguns matemáticos protagonizaram disputas públicas que originaram as competições matemáticas, perpassamos pelo século XX, quando as Olimpíadas de Matemática ganharam proporções internacionais e desembocamos nos dias atuais, apresentando as principais olimpíadas realizadas no cenário internacional, destacando as principais competições realizadas no Brasil, dando uma ênfase maior à Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) que, atualmente, constitui-se numa das maiores Olimpíadas de Matemática do mundo. Como conclusões, valemo-nos de nossa experiência na Coordenação Regional da OBMEP e na realização de Olimpíadas Regionais de Matemática para tecer algumas considerações sobre o papel das olimpíadas como instrumentos de incentivo ao ensino e à aprendizagem de Matemática.
Downloads
Referências
BOYER, Carl Benjamin. História da Matemática. São Paulo: Edgar Blücher, 2008.
EVES, Howard. Introdução à História da Matemática. Campinas: UNICAMP, 2004.
GARBI, Gilberto Geraldo. A Rainha das Ciências: um passeio histórico pelo maravilhoso mundo da Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2006.
LIMA, Elon Lages. Meu Professor de Matemática e outras histórias. Coleção do Professor de Matemática. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 1991.
SILVA, Renato Cândido da. O estado da arte das publicações sobre as Olimpíadas de Ciências no Brasil. 2016. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia.