O Planejamento Familiar: desvelando contribuições da Resolução de Problemas para a Educação Financeira de estudantes–trabalhadores

Palavras-chave: Resolução de Problemas, Educação Financeira, Estudante-Trabalhador, Ensino Médio Noturno, Educação Matemática

Resumo

Situações de conflito entre o que se deseja adquirir e o limite imposto pelos recursos financeiros exigem um planejamento financeiro. Apresenta-se o recorte de uma pesquisa de Mestrado em Educação Matemática, em abordagem qualitativa, cujo objetivo foi desvelar contribuições da Resolução de Problemas segundo a metodologia Resolução de Problemas para a Educação Financeira de uma turma de estudantes, trabalhadores do 1º ano do Ensino Médio noturno, de uma escola pública. Para a produção de dados, foram utilizados observação, diário de campo, registros documentais das atividades envolvendo planejamento familiar e questionários. As análises mostraram que a Resolução de Problemas, da forma como foi organizada, envolvendo o planejamento financeiro pessoal e familiar, possibilitou contribuir para a Educação Financeira dos participantes, segundo a sua realidade social e financeira, e para o exercício da cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Mara dos Santos Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), campus Morro do Cruzeiro. Professora da Rede Pública Estadual de Ensino, Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil.

Marger da Conceição Ventura Viana, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas de Cuba, Professora Emérita da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Referências

ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Do ensino através da resolução de problemas abertos às investigações matemáticas: possibilidades para a aprendizagem. Quadrante, Lisboa, v. 25, n. 1, p. 113-131, 2016.

BARONI, A. K. C.; MALTEMPI, M. V. Os espaços da Educação Financeira na formação de professor de Matemática em uma instituição federal de São Paulo. Revemop, v. 1, n. 2, p. 248 - 265, 1 maio 2019. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.v1n2a5

BOGDAN, Robert. Charles; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2010.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática. 1º e 2º ciclos. Brasília. 1997.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática. Ensino Médio, bases legais. Brasília. MEC. 1998.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Versão final. Brasília: MEC, 2018.

CARVALHO, Célia Pezolo de. Ensino noturno: realidade e ilusão. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1994. – (Coleção questões da nossa época, v. 27).

DANIEL, ROSANGELA SPRICIGO ESTEVES. Ensino Médio noturno: desafios e possibilidades. Londrina: Universidade Estadual do Paraná/UEL, 2009.

DUTRA, Débora Santos Andrade. Resolução de problemas em ambientes virtuais de aprendizagem num curso de licenciatura em matemática na modalidade a distância. 2011.170 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Ouro Preto. 2011.

ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira). Brasil: Implementando a Estratégia Nacional de Educação Financeira 1, 2010. Disponível em: <https://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/Estrategia_Nacional_Educacao_Financeira_ENEF.pdf>.

GONDO, Rosangela Aparecida Ribeiro. Dificuldades enfrentadas por professores e alunos no ensino médio noturno. Cornélio Procópio: SEED, 2009.

LAMBDIN, Diana Victoria. Benefits of Teaching through Problem Solving. In: LESTER JR, F.; RANDALL. C. (Editores) Teaching Mathematics through Problem Solving: Prekindergarten – Grades 6. Reston: NCTM, 2003.

LELIS, Michelle Gomes. Educação financeira e empreendedorismo. Centro de Produções Técnicas, 2006.

LESTER, Frank.; RANDALL, Charles. Teaching Problem Solving: What, Why & How. Palo Alto, CA: Dale Seymour Publications. 1982.

MACHADO, Nilson José. Matemática e Realidade: pressupostos filosóficos que fundamentam o ensino da Matemática. São Paulo: Cortez,1987.

ARCASSA, Luciana Pedrosa; CONDE, Soraya Franzoni. Juventude, trabalho e escola em territórios de precariedade social. Revista Perspectiva, vº 35, nº 04, p. 1296-1313, out./dez. 2017.

MILANI, Wilton Natal. A resolução de problemas como ferramenta para a aprendizagem de progressões aritméticas e geométricas no ensino médio. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criativamente. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

MORAIS, Rosilda dos Santos; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Uma abordagem histórica da resolução de problemas. In: ONUCHIC, Lourdes de la Rosa et al. (Orgs.). Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Jundiaí: Paco. Editorial, 2014.

OCDE. Organização e desenvolvimento Econômico. OECD’s Financial Education Projet. Disponível em: <http://www.oecd.org/>. Acesso em: 14 set. 2021.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa.; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa, NOGUTI, Fabiane Cristina Höpner. A Pesquisa Científica e a Pesquisa Pedagógica. In ONUCHIC, Lourdes de la Rosa.; NOGUTI, Fabiane Cristina Höpner.; JUSTULIN, Andresa Maria. (Orgs.) Resolução de Problemas: Teoria e Prática. São Paulo: Paco, 2014. p. 53-68.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p.199 – 220.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Novas Reflexões sobre o ensino–aprendizagem de matemática através da resolução de Problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida e BORBA, Marcelo Carvalho (orgs) Educação Matemática – pesquisa em movimento, São Paulo, Editora Cortez, 2003.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Uma História da Resolução de Problemas no Brasil e no mundo. In: I Seminário de Resolução de Problemas, 1., 2008, Rio Claro. Anais... Rio Claro, Brasil: UNESP, 2008. p. 1-15.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa, ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida; BORBA, Marcelo Carvalho (orgs). Educação Matemática - pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004. p. 213-231.

PIRONEL, Márcio. Avaliação para a aprendizagem: A metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de problemas em Ação. 2019. 296 f. Tese de doutorado. Mestrado em Educação Matemática. Universidade Estadual Paulista – UNESP, Rio Claro. 2019.

POLYA, George. A arte de resolver problemas. Trad. e adapt. de H. L. Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1978, 1995 [1945].

RASCHEN, Samuel Ricardo. Investigação sobre as contribuições da matemática para o desenvolvimento da Educação Financeira na escola. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2016.

ROSETTI JR, Helio. Educação Matemática e Financeira: um estudo de caso em Cursos Superiores de Tecnologia. 2010. 242 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2010.

SCHOENFELD, Alan. Mathematical Problem Solving. New York, Academic Press. 1985.

SILVA, Amarildo Melchiades da; POWELL, Arthur Belfort Educação Financeira na Escola: A perspectiva da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Boletim Gepem, n.66, Jan/Jun. 2014.

SKOVSMOSE, Ole. Cenários para Investigação. Bolema, nº 14, pp. 66 a 91, 2000. Reunião Anual da American Educational Research Association (AERA), New Orleans, 24- 28 de Abril, 2000.

VIANA, Marger da Conceição Ventura Viana. Perfeccionamiento del currículo para la formación de profesores de Matemática en la UFOP. 2002, 165 f. Tesis de doctorado no publicada, Instituto Central de Ciencias Pedagógicas, Mined, La Habana, Cuba. 2002.

Publicado
2023-10-07
Como Citar
OLIVEIRA, S. M. DOS S.; VIANA, M. DA C. V. O Planejamento Familiar: desvelando contribuições da Resolução de Problemas para a Educação Financeira de estudantes–trabalhadores . Revemop, v. 5, p. e202309, 7 out. 2023.
Seção
Artigos