O processo histórico de disciplinarização do cálculo infinitesimal no Brasil

Palavras-chave: Ensino de Cálculo, Análise Real, Análises de livros-textos, Reformas Educacionais brasileiras, Movimento Internacional de Reforma

Resumo

A disciplina de Cálculo sofreu diversas mudanças ao longo dos anos, entretanto, algumas de suas características possuem registro de longa data, tais como os tensionamentos entre rigor e intuição e a dicotomia no ensino voltado para matemáticos e engenheiros. Com intuito de descrever o processo de disciplinarização do Cálculo no Brasil ao longo do século XX, foi realizado um levantamento histórico sobre a organização do ensino de matemática em importantes instituições do país, destacando as principais reformas educacionais. A metodologia adotada foi a análise textual e contextual, aplicada a uma série de livros-textos que compuseram esse processo. As esferas de ensino analisadas foram as escolas secundárias, escolas técnicas e o ensino superior. A pesquisa também permite estabelecer relações com os efeitos do Movimento Internacional de Reforma no Brasil.

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Biografia do Autor

Marianna Del Secchi Sypnievski, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Gert Schubring, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em matemática pela Universidade de Bielefeld/Alemanha. Professor Visitante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado
2023-10-07
Como Citar
SYPNIEVSKI, M. D. S.; SCHUBRING, G. O processo histórico de disciplinarização do cálculo infinitesimal no Brasil. Revemop, v. 5, p. e202308, 7 out. 2023.
Seção
Historia Social de la Educación Matemática (HISOEM): Diálogos y Contribuciones