Conceitos matemáticos na escala de cordas do Sector de Thomas Hood: possibilidades para Educação Matemática

Palavras-chave: Sector, The making and use of the geometricall instrument, called a Sector, Praticante de matemática, Instrumentos matemáticos

Resumo

Durante os séculos XVI e XVII, diversos estudiosos ingleses debruçaram-se sobre estudos que possibilitassem sanar dificuldades na astronomia, navegação e agrimensura, por meio do desenvolvimento de obras que abordassem essas áreas. Dentre esses autores, destaca-se Thomas Hood (1556-1620), que escreveu o tratado intitulado The making and use of the geometricall instrument, called a Sector, apresentando a construção e o uso do Sector. Nesse instrumento são descritas três escalas para o seu funcionamento, sendo uma delas a escala de Cordas, que possuía fins para a resolução de problemas envolvendo regiões circulares. A metodologia adotada para esse trabalho tem como base uma pesquisa qualitativa de cunho documental. Ademais, essa pesquisa objetiva explorar aspectos matemáticos referentes à escala de Cordas incorporadas nesse instrumento, assim como explanar possíveis potencialidades a partir do Sector.

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Biografia do Autor

Lívia Bezerra de Alencar, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Referências

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Publicado
2023-12-12
Como Citar
ALENCAR, L. B. DE; PEREIRA, A. C. C. Conceitos matemáticos na escala de cordas do Sector de Thomas Hood: possibilidades para Educação Matemática. Revemop, v. 5, p. e202310, 12 dez. 2023.
Seção
Artigos