Possibilidades no planejamento do ensino para tornar o saber matemático acessível a alunos com Transtorno do Espectro Autista

Palavras-chave: Planejamento do Ensino, Teoria da Atividade, Matemática, Autista

Resumo

Este artigo teve como principal objetivo desvelar contribuições que atividades voltadas à Educação Financeira a partir do tema inflação trouxeram para novas leituras e escritas do mundo de estudantes do Ensino Médio, em uma perspectiva crítica. Os participantes foram estudantes de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do interior de Minas Gerais. No total, foram realizados dez encontros, nos quais o tema inflação foi explorado de várias formas. Para este artigo, escolhemos um deles, no qual examinamos cálculos relacionados à inflação; e reflexões em torno dos impactos desta para a sociedade e possíveis soluções para eles. Os resultados evidenciaram que os estudantes passaram a realizar novas leituras do mundo, em um processo de empowerment, que possibilitou ensaios de escritas do mundo.

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Biografia do Autor

Sofia Seixas Takinaga, Pontifícia Universidade Católica de São

Doutorado em Educação Matemática na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, SP, Brasil.

Ana Lúcia Manrique, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Livre Docente em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, SP, Brasil.

Referências

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Publicado
2024-04-27
Como Citar
TAKINAGA, S. S.; MANRIQUE, A. L. Possibilidades no planejamento do ensino para tornar o saber matemático acessível a alunos com Transtorno do Espectro Autista. Revemop, v. 6, p. e2024002, 27 abr. 2024.
Seção
Artigos