Linguagens natural e matemática: uma interface necessária para a leitura e interpretação de enunciados matemáticos

Palavras-chave: Língua Materna, Linguagem Matemática, Análise de enunciados

Resumo

Neste estudo, objetivamos analisar os enunciados das atividades e as orientações ao educador referentes ao Campo Aditivo contidas no material curricular “Caderno da Cidade Saberes e Aprendizagens” de matemática do 3º Ano do Ensino Fundamental à luz das habilidades de compreensão leitora. Assim, recorremos a uma pesquisa de natureza qualitativa de tipologia documental e técnica de análise de conteúdo. Nos resultados apresentados, apontamos que não pretendemos reforçar a tradição pedagógica de que as dificuldades dos educandos em compreender e interpretar os enunciados matemáticos estão relacionadas exclusivamente a sua pouca habilidade de leitura, visto que muitas dificuldades também estão atreladas às dificuldades de compreensão de objetos de conhecimento matemático.  Reforçamos que a impregnação existente entre a língua materna e a linguagem matemática pode favorecer a compreensão dos enunciados matemáticos pelos educandos.

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Biografia do Autor

Kelly Cristina Coutinho, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestranda do Programa Mestrado Profissional da Universidade Cruzeiro do Sul

Priscila Bernardo Martins, Universidade Cruzeiro do Sul

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Ensino de Ciências e Matemática. 

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Publicado
2024-12-24
Como Citar
COUTINHO, K. C.; MARTINS, P. B. Linguagens natural e matemática: uma interface necessária para a leitura e interpretação de enunciados matemáticos. Revemop, v. 6, p. e2024037, 24 dez. 2024.
Seção
Matemática e Literatura: diferentes tempos, diferentes escritas e diferentes uso