Linguagens natural e matemática: uma interface necessária para a leitura e interpretação de enunciados matemáticos
Resumo
Neste estudo, objetivamos analisar os enunciados das atividades e as orientações ao educador referentes ao Campo Aditivo contidas no material curricular “Caderno da Cidade Saberes e Aprendizagens” de matemática do 3º Ano do Ensino Fundamental à luz das habilidades de compreensão leitora. Assim, recorremos a uma pesquisa de natureza qualitativa de tipologia documental e técnica de análise de conteúdo. Nos resultados apresentados, apontamos que não pretendemos reforçar a tradição pedagógica de que as dificuldades dos educandos em compreender e interpretar os enunciados matemáticos estão relacionadas exclusivamente a sua pouca habilidade de leitura, visto que muitas dificuldades também estão atreladas às dificuldades de compreensão de objetos de conhecimento matemático. Reforçamos que a impregnação existente entre a língua materna e a linguagem matemática pode favorecer a compreensão dos enunciados matemáticos pelos educandos.
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