Quebradeiras de Coco Babaçu de Codó-MA: Gênero, Memória e Ensino de Matemática

Palavras-chave: Quebradeiras de coco, Gênero, Memória, Ensino de matemática, Etnomatemática

Resumo

Nosso objetivo é compreender as percepções das Quebradeiras de coco sobre o ensino de matemática, considerando suas experiências e práticas socioculturais. Sobre o percurso metodológico, caracterizamos nosso estudo como qualitativo, descritivo e interpretativo, organizado em duas etapas: bibliográfica e de campo. As técnicas utilizadas para coleta de dados incluíram: observação e entrevistas com roteiros semiestruturados com três Quebradeiras de coco. Os principais autores utilizados para tal pesquisa foram Merleau-Ponty, Bergson e D’Ambrosio. O que percebemos durante esse trajeto, foi que cada uma dessas mulheres tem muito a nos ensinar, e que os seus saberes perpassam os muros da escola. Portanto, concluímos que ainda há muitos desafios enfrentados diariamente pelas Quebradeiras de coco babaçu em Codó/MA que envolvem gênero, memória e ensino de matemática.

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Publicado
2024-12-30
Como Citar
SILVA SANTOS, V.; OLIVEIRA, K. A. DE. Quebradeiras de Coco Babaçu de Codó-MA: Gênero, Memória e Ensino de Matemática. Revemop, v. 6, p. e2024040, 30 dez. 2024.
Seção
Artigos