"Lúcia já vou indo"… e a Matemática também!
Resumo
O presente artigo objetiva analisar possibilidades de exploração da linguagem matemática por meio da Literatura Infantil, no contexto da Educação Infantil, identificando noções e conhecimentos propostos na história "Lúcia já vou indo", de Maria Heloísa Penteado (Editora: Ática). O referencial teórico apresenta uma contextualização sobre a Educação Infantil, destacando o que é previsto para currículo da infância e mobilizando autores que discutem relações entre a literatura e a Matemática. O estudo, de cunho qualitativo e natureza descritivo-analítica, parte de uma análise da obra, apresentando os fatos de seu enredo que apontam indicadores da exploração matemática junto às crianças. Como principal resultado, esperamos contribuir com o trabalho docente, destacando as possibilidades de desenvolver os sensos numérico, espacial, de medida, estatístico e probabilístico a partir do trabalho com a Literatura Infantil.
Downloads
Referências
ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
AZEVEDO, P. D. de. O conhecimento matemático na Educação Infantil: o movimento de um grupo de professoras em processo de formação continuada. 2012. 242f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos. UFSCar, São Carlos, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2293/4889.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 12, dez. 2023.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2019. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 26, nov. 2023.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretária de educação básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010 Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 20, nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Conhecimento de mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3 v. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf. Acesso em: 13, out. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria de Educação Básica. MEC: Brasília-DF. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 15, out. 2023.
CIRÍACO, K. T.; AZEVEDO, P. D. de; CREMONEZE, M. L. de. Quem vai ficar com o pêssego? Discutindo estatística e probabilidade na Educação Infantil com futuros(as) professores(as). Revista Educação Matemática em Foco, [S.L.], v. 10, n. 1, p. 77-93, 2021. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REM/article/view/471/488. Acesso em: 15, dez. 2023.
CIRÍACO, K. T.; SILVA, M. da R. O que as professoras da Educação Infantil ensinam sobre números? Revista da Faculdade de Educação, [S.L.], v. 33, n. 1, p. 71-93, 6 ago. 2020. Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Disponível em: https://periodicos2.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4786/3671. Acesso em: 11, dez. 2023.
CORSARO, W. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011
COUTINHO, C. C.; LOSANO, L. A. Literatura Infantil como recurso para o ensino da Matemática: estado da questão das produções brasileiras. In: 1º Encontro de Pesquisadores em Educação Escolar da Universidade de Sorocaba, Anais... Sorocaba, v. 1, n. 1, p. 1-16, 03 out. 2022. Disponível em: https://uniso.br/assets/docs/epes/2022/gts/praticas-educativas/a-literatura-infantil-. Acesso em: 2, dez. 2023.
KRAMER, S. Pesquisando infância e educação: um encontro com Walter Benjamin. In: KRAMER, Sonia; LEITE, Maria Isabel Ferraz Pereira. (Orgs). Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1996. p.13-55.
LOPES, C. A. E. O conhecimento profissional dos professores e suas relações com estatística e probabilidade na Educação Infantil. 2003. 290f. Tese (Doutorado em Educação) –Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, Campinas-SP, 2003. Disponível em: https://www.repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/283441. Acesso em: 26, nov. 2023.
LOPES, C. A. E. A educação estocástica na infância. Revista Eletrônica de Educação, [s. l], v. 6, n. 1, p. 160-174, 27 maio 2012. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/396/179. Acesso em: 5, dez. 2023.
LORENZATO, S. Educação Infantil e percepção matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
MACHADO, N. J. Matemática e a Língua Materna: Uma aproximação necessária. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v.15, n.2, p. 161-166, 1989. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33439/36177. Acesso em: 12, jan. 2024.
MONTANDON, C. Sociologia da Infância: balanço dos trabalhos em língua inglesa. Cadernos de Pesquisa, Campinas/ SP, n. 112, p. 33-60, março/ 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/sdJPPzYbpq6NBY75YhdNwdr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18, jan. 2024.
MORENO, L. Confunda ler e escrever com interpretar e resolver! Possibilidades das estratégias de leitura em aulas de Matemática nas obras de Eva Furnari nos anos iniciais. 2022. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande-MS. 2022. Disponível em: https://sigpos.ufms.br/portal/trabalho-arquivos/download/10107. Acesso em: 25, nov. 2023.
PENTEADO, M. H. Lúcia- Já- Vou- Indo. Editora: Ática. São Paulo, 2011.
SANTOS, F. A. P. dos; CIRÍACO, K. T. O "Era uma vez..." e a Educação Matemática: uma abordagem a partir do acervo de literatura infantil do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Instrumento: Rev. Est. e Pesq. em Educação, Juiz de Fora, v. 22, n. 1, p. 43-59, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/29417/20367. Acesso em: 8, dez. 2023.
SARMENTO, M. J. Gerações e alteridade: interrogações a partir da Sociologia da Infância. Educação e Sociedade, n. 26 (91), p. 361-378, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/3PLsn8PhMzxZJzvdDC3gdKz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12, dez. 2023.
SILVA, A. C. da. Literatura infantil e a formação de conceitos matemáticos em crianças pequenas. Ciências & Cognição, [s. l], p. 37-57, 30 abr. 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v17n1/v17n1a04.pdf. Acesso em: 5, dez. 2023.
SMOLE, K. C. S. A Matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SMOLE, K. C. S.; DINIZ, M. I.; CÂNDIDO, P. Figuras e formas: matemática de 0 a 6. Porto Alegre: Artmed, 2003.
SMOLE, K. C. S.; ROCHA, G. H. R.; CÂNDIDO, P.; STANCANELLI, R. Era uma vez na Matemática: uma conexão com a literatura infantil. 4. ed. São Paulo: IME-USP, 2000.
ZACARIAS, E.; MORO, M. L. F. A Matemática das crianças pequenas e a literatura infantil. Editora Ufpr, [s. l], p. 275-299, 23 nov. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/RKJktyz4t6Ch6Gy8hQQRTVb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15, dez. 2023.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.