Letramento Matemático a partir da obra infantil de Monteiro Lobato: reflexões e possibilidades

Palavras-chave: Letramento Matemático, Literatura e matemática, Monteiro Lobato

Resumo

Este trabalho objetiva refletir sobre o letramento matemático a partir do uso da literatura infantil de Monteiro Lobato. Nossa opção de análise se desenhou aproximando-se da estética ficcional, no diálogo entre as conhecidas personagens do Sítio do Picapau Amarelo, resguardando a característica discursiva de cada uma delas, realçando a dimensão de constructo do conhecimento. Além disso, consideramos o contexto histórico da época de produção das obras em questão como remontado a partir de outros textos e, portanto, ele só pode ser conhecido mediante a intertextualidade. Diante da análise é possível perceber que a obra Infantil de Lobato possibilita a criação de diversos contextos de aprendizagem o que é fundamental para dar significado ao conhecimento e desenvolver o letramento matemático.

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Biografia do Autor

Adriel Gonçalves Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Aline Vieira da Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL). Professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis, Pelotas, RS, Brasil.

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Publicado
2024-12-24
Como Citar
OLIVEIRA, A. G.; CUNHA, A. V. DA. Letramento Matemático a partir da obra infantil de Monteiro Lobato: reflexões e possibilidades . Revemop, v. 6, p. e2024038, 24 dez. 2024.
Seção
Matemática e Literatura: diferentes tempos, diferentes escritas e diferentes uso