Tecendo Conexões: Literatura e Matemática na Educação Infantil
Resumo
O estudo teve como objetivo analisar as interações das crianças durante atividades literárias e de resolução de problemas matemáticos. Investigou-se as estratégias eficazes de integração entre literatura e matemática que possam ser aplicadas por educadores na educação infantil. A pesquisa foi realizada em duas turmas do 2º período da Educação Infantil da rede municipal de Maceió. As professoras de referências realizaram momentos em que fizeram uso de livro da literatura infantil e exploraram campos de experiências que contemplassem as aprendizagens matemáticas. Adotou-se pesquisa qualitativa, na perspectiva estudo de caso, em que os dados foram coletados por observações e registros fotográficos e audiovisuais. Os resultados mostraram que a integração entre literatura e matemática aumentou o engajamento e a motivação das crianças, facilitando a compreensão de conceitos matemáticos de forma prática.
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil. Gostosuras e bobices. Scipione. São Paulo:
ALMEIDA, Beatriz. Literatura infantil: Desenvolvimento da imaginação, criatividade e habilidades sociais. Editora Educação Criativa. 2020, p. 112.
BISHOP, Alan John. Children's Mathematics: Making Marks, Making Meaning. Routledge. 2019.
BUARQUE, Chico. Chapeuzinho Amarelo. Editora José Olympio. 1979.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília:
MEC/SEB, 2018.
CARROLL, Lewis. Alice no País das Maravilhas. Editora Zahar. 2001
D'AMBROSIO, Ubiratan. Educación Matemática y Realidad. Editora Biblioteca Pedagógica. 1990.
D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: Da Teoria à Prática. Editora Cortez. 2016.
D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: Da Teoria à Prática. Editora Cortez. 2016.
EMBERLEY, Ed. O Barco de Papel. Companhia das Letrinhas. 2005.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre a Alfabetização. 26. ed. - São Paulo. Editora Cortez. 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. Ed. - São Paulo: Paz e Terra. 1996.
FOSNOT, Catherine Twomey. Young Mathematicians at Work: Constructing Number Sense, Addition, and Subtraction. Heinemann. 2007.
GELMAN, Randy, & GALLISTEL, Charles Randy. The Child's Understanding of Number. Harvard University Press. 1978.
LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. Editora Globo. 2002.
MARTINS, Ana. O Papel da Literatura na Educação Infantil. Editora ABC. 2018.
MINAYO, Maria Cecília Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Editora Hucitec. 2017.
NUNES, Terezinha., & BRYANT, Peter. Children doing mathematics. Wiley-Blackwell. 2013.
SADOVSKY, Patricia., & CAROLINO, T. Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Infantil. Penso. 2018.
SCHIFTER, D., RUSSELL, S. J., & BASTABLE, V. Number Talks: Helping Children Build Mental Math and Computation Strategies. Math Solutions. 2011.
SILVA, A. A integração da literatura na Educação Infantil: Promovendo uma abordagem multidisciplinar. Editora Pedagógica. 2019, p. 45.
SILVA, Joana. (2020). A Importância da Manipulação de Materiais Concretos no Ensino de Matemática na Educação Infantil. Editora XYZ. 2020.
SMOLE, K; ROCHA, G. H. R.; CÂNDIDO, P. T.; STANCANELLI, R. Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil. São Paulo, IME-USP. 1993.
SMOLE, Kátia Stocco. Matemática na Educação Infantil: Formação de Professores e Práticas em Sala de Aula. Editora Artmed. 2007.
SOUSA, C. Histórias infantis no ensino da Matemática: Construindo conexões significativas. Editora Didática Moderna.20218, p. 28.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. Atlas. 2015.
VALENTE, D. Matemática na Educação Infantil: Formação de Professores e Práticas em Sala de Aula. Autêntica. 2020.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.