Tejiendo conexiones: literatura y matemáticas en la educación infantil

Palabras clave: Interdisciplinariedad, Literatura, Matemáticas, Enseñanza fundamental

Resumen

O estudo teve como objetivo analisar as interações das crianças durante atividades literárias e de resolução de problemas matemáticos. Investigou-se as estratégias eficazes de integração entre literatura e matemática que possam ser aplicadas por educadores na educação infantil. A pesquisa foi realizada em duas turmas do 2º período da Educação Infantil da rede municipal de Maceió. As professoras de referências realizaram momentos em que fizeram uso de livro da literatura infantil e exploraram campos de experiências que contemplassem as aprendizagens matemáticas. Adotou-se pesquisa qualitativa, na perspectiva estudo de caso, em que os dados foram coletados por observações e registros fotográficos e audiovisuais. Os resultados mostraram que a integração entre literatura e matemática aumentou o engajamento e a motivação das crianças, facilitando a compreensão de conceitos matemáticos de forma prática.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Marcia da Silva Santos Portela, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática ( 2020-UFAL), possui graduação em filosofia pela Universidade Federal de Alagoas (2013). Especialista em Gestão e Coordenação pedagógica ( 2013- CEAP), especialista em Linguagens e Práticas Sociais ( IFAL- Murici/2022), cursando graduação em Letras- Português na modalidade a distância (UFAL/2020). Atualmente vice-gestora da escola Natalina Costa Cavalcante (SEMED-Maceió). Integrante do grupo de Estudos e pesquisas em Tecnologias Educativas e Práticas Pedagógicas em Educação Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, atuando principalmente nos seguintes temas: contação de histórias. ensino de ciências. desenho animados e ensino de ciências. produto educacionais. e ensino de ciências. natureza da ciência. uso de recursos digitais no ensino. letramento digital.

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Pós-Doutor em Educação (UFS), Doutor e Mestre em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática (FACINTER) e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas e do Doutorado em Ensino em Rede (RENOEN). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) no biênio 2020 - 2022. Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática (TEMA). Membro da Rede de Educação Matemática do Nordeste (REM-NE). Avaliador do INEP do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

Citas

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil. Gostosuras e bobices. Scipione. São Paulo:

ALMEIDA, Beatriz. Literatura infantil: Desenvolvimento da imaginação, criatividade e habilidades sociais. Editora Educação Criativa. 2020, p. 112.

BISHOP, Alan John. Children's Mathematics: Making Marks, Making Meaning. Routledge. 2019.

BUARQUE, Chico. Chapeuzinho Amarelo. Editora José Olympio. 1979.

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília:

MEC/SEB, 2018.

CARROLL, Lewis. Alice no País das Maravilhas. Editora Zahar. 2001

D'AMBROSIO, Ubiratan. Educación Matemática y Realidad. Editora Biblioteca Pedagógica. 1990.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: Da Teoria à Prática. Editora Cortez. 2016.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: Da Teoria à Prática. Editora Cortez. 2016.

EMBERLEY, Ed. O Barco de Papel. Companhia das Letrinhas. 2005.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre a Alfabetização. 26. ed. - São Paulo. Editora Cortez. 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. Ed. - São Paulo: Paz e Terra. 1996.

FOSNOT, Catherine Twomey. Young Mathematicians at Work: Constructing Number Sense, Addition, and Subtraction. Heinemann. 2007.

GELMAN, Randy, & GALLISTEL, Charles Randy. The Child's Understanding of Number. Harvard University Press. 1978.

LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. Editora Globo. 2002.

MARTINS, Ana. O Papel da Literatura na Educação Infantil. Editora ABC. 2018.

MINAYO, Maria Cecília Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Editora Hucitec. 2017.

NUNES, Terezinha., & BRYANT, Peter. Children doing mathematics. Wiley-Blackwell. 2013.

SADOVSKY, Patricia., & CAROLINO, T. Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Infantil. Penso. 2018.

SCHIFTER, D., RUSSELL, S. J., & BASTABLE, V. Number Talks: Helping Children Build Mental Math and Computation Strategies. Math Solutions. 2011.

SILVA, A. A integração da literatura na Educação Infantil: Promovendo uma abordagem multidisciplinar. Editora Pedagógica. 2019, p. 45.

SILVA, Joana. (2020). A Importância da Manipulação de Materiais Concretos no Ensino de Matemática na Educação Infantil. Editora XYZ. 2020.

SMOLE, K; ROCHA, G. H. R.; CÂNDIDO, P. T.; STANCANELLI, R. Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil. São Paulo, IME-USP. 1993.

SMOLE, Kátia Stocco. Matemática na Educação Infantil: Formação de Professores e Práticas em Sala de Aula. Editora Artmed. 2007.

SOUSA, C. Histórias infantis no ensino da Matemática: Construindo conexões significativas. Editora Didática Moderna.20218, p. 28.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. Atlas. 2015.

VALENTE, D. Matemática na Educação Infantil: Formação de Professores e Práticas em Sala de Aula. Autêntica. 2020.

Publicado
2024-12-31
Cómo citar
PORTELA, M. DA S. S.; OLIVEIRA, C. A. DE. Tejiendo conexiones: literatura y matemáticas en la educación infantil. Revemop, v. 6, p. e2024046, 31 dic. 2024.
Sección
Matemáticas y Literatura: diferentes épocas, diferentes escrituras y diferentes