Matemática e Literatura: conexões interdisciplinares com a Educação Financeira Crítica em

Palavras-chave: Ensino de Matemática, Literatura, Educação Financeira, Calvino. Formação de Professores

Resumo

Neste artigo apresentamos um extrato de uma pesquisa de doutorado em andamento, cujo escopo é investigar as relações entre Literatura e Matemática e suas potencialidades para letramentos matemáticos. Neste artigo, objetivamos refletir sobre entrelugares entre a obra literária “Perde quem Ficar Zangado Primeiro” de Italo Calvino e a Educação Financeira Crítica com um grupo de professores. Para a produção dos dados, utilizamos observação, diário de bordo e os registros documentais da atividade. Os resultados revelaram que as peripécias calvinianas permitiram contribuições efetivas para a discussão de diversas temáticas, a saber: ética, moral, direitos trabalhistas e Educação Financeira Crítica. Assim, problematizar temas interdisciplinares na aula de Matemática, pode contribuir para uma formação ampla do estudante voltada para a leitura de mundo e a justiça social.  

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Biografia do Autor

Daniela Batista Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda no programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da UNEB, linha de pesquisa: Letramento, Identidades e Formação de Educadores; Mestre em Gestão e Tecnologia Aplicada á Educação - GESTEC. Licenciada em Matemática com Enfoque em Informática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2006). Especialista em Educação Matemática pela UESB (2010) e especialização "A Construção do Conhecimento e o Ensino de Ciências". Atualmente é Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, em regime de Dedicação Exclusiva (DE). Foi professora de matemática e Física da Educação Básica do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Letramento Matemático e aprendizagem em Matemática, Didática da Matemática, Formação de Professor, Tendências em Educação Matemática, Estágio Supervisionado, Lúdico, Jogo, Metodologia em Matemática, Modelagem Matemática, Informática e o Ensino de Matemática. Fui Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão da UNEB Campus II. Coordeno o projeto de Extensão "Matemática é Show" desde 2011. Desenvolvi o projeto de pesquisa "Malba Tahan e os Campos Conceituais: Possibilidade de aprendizagem matemática lúdica, criativa, dinâmica e com autonomia", em que tivemos o referido projeto aprovado no Programa de Iniciação Científica (IC) 2018-2019. Fui Coordenadora de Área do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) 2016-2020. 

Marco Aurélio Kistemann Jr, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutor em Educação Matemática (Unesp), Pesquisador do Departamento de Matemática (UFJF) e líder do grupo Pesquisa de Ponta (UFJF), Juiz de Fora (MG), Brasil.

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
SANTOS, D. B.; KISTEMANN JR, M. A. Matemática e Literatura: conexões interdisciplinares com a Educação Financeira Crítica em . Revemop, v. 6, p. e2024041, 31 dez. 2024.
Seção
Matemática e Literatura: diferentes tempos, diferentes escritas e diferentes uso