Considerações acerca dos encontros da educação matemática, da etnomatemática e da ética da diversidade

Palavras-chave: Ação Pedagógica, Educação Matemática, Etnomatemática, Ética da Diversidade, Etnomodelagem

Resumo

Este ensaio crítico e reflexivo tem por objetivo discutir e refletir sobre as relações da Educação Matemática, da Etnomatemática e da Ética da Diversidade. Desse modo, busca-se responder a seguinte indagação: De que maneira pode-se (re)pensar a Ética da Diversidade e a Etnomatemática para incluir novas maneiras de entender e aplicar essa dimensão ética em um contexto da Educação Matemática? Para responder essa questão, apresentamos três seções: na primeira, procura-se relatar brevemente alguns elementos da Educação Matemática e da História da Educação Matemática, enquanto campo profissional e científico e, em seguida, discute-se a conceituação da Etnomatemática e da Ética da Diversidade e, finalmente, são delineadas algumas considerações finais entrelaçando essas ideias.

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Biografia do Autor

Ana del Valle Duarte Castillo, Universidade Federal de Ouro Preto
Doutora em Educação Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pós-Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Federal do Ouro Preto (UFOP). Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil
Milton Rosa, Universidade Federal de Ouro Preto
Doutor em Educação em Liderança Educacional pela California State University (CSUS). Professor Associado IV. Departamento de Educação Matemática (UFOP). Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado
2025-09-01
Como Citar
CASTILLO, A. DEL V. D.; ROSA, M. Considerações acerca dos encontros da educação matemática, da etnomatemática e da ética da diversidade. Revemop, v. 7, p. e2025008, 1 set. 2025.
Seção
Artigos